quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Segurança: Furtadas ou extraviadas quatro armas por dia em Portugal - Governo

19 de Fevereiro de 2009, 18:48
Lisboa, 19 Fev (Lusa) - Quatro armas são furtadas ou extraviadas por dia em Portugal, disse hoje, em Lisboa, o secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes.
Numa audição pública organizada pelo Observatório sobre Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras, Rui Sá Gomes adiantou que a maior parte das armas ilegais em Portugal são provenientes de furtos ou extraviadas.
O governante fez também um balanço da actividade das forças de segurança para detecção de armas ilegais em 2008, referindo que foram apreendidas entre Janeiro e Outubro do ano passado, pela PSP e pela GNR, "3.933 armas ilegais, 68 por cento das quais armas de fogo".
A maioria das armas apreendidas são armas de caça transformadas, explicou.
Das 3.933 armas, 30 por cento foram apreendidas em operações especiais e o restante em operações rotineiras, adiantou.
Disse ainda que "em 2008 as forças de segurança realizaram 304 operações especiais de detecção de armas em Lisboa, Porto, Setúbal, Coimbra, Viseu e Faro".
O Observatório sobre Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras é um organismo da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), entidade laical que funciona junto da Conferência Episcopal Portuguesa e que foi criada com a finalidade genérica de "promover e defender a Justiça e a Paz".
A CNJP actua sob a sua própria responsabilidade, não vinculando a hierarquia católica às suas actividades e tomadas de posição.
CMP/TQ.
Lusa/Fim

Sem comentários: