domingo, 15 de fevereiro de 2009

G7: Crise económica mundial no centro das discussões em Roma para encontrar soluções comuns

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9327533.html
14 de Fevereiro de 2009, 11:59
Roma, 14 Fev (Lusa) - O agravamento da crise mundial, que provoca aumento do desemprego e reflexos proteccionistas, está hoje em Roma no centro dos debates dos ministros das Finanças dos países do G7, que tentarão encontrar linhas de acção comum para o problema.
Após um jantar na sexta-feira à noite, os ministros e os presidentes dos bancos centrais dos sete países mais ricos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Canadá) reiniciaram hoje de manhã as discussões, devendo distribuir um comunicado às 14:30 locais (13:30 em Lisboa).
Os ministros vão tentar encontrar linhas de acção comum para fazer incentivar o crescimento e estabilizar o sistema financeiro.
"As economias desenvolvidas estão em forte recessão e não há sinais visíveis sobre a eventualidade de em 2009 poder vir melhorar", alertou sexta-feira à noite o director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, que efectua em Roma a sua primeira intervenção na cena internacional, já apelara à adopção de "medidas audaciosas" pelo G7.
A crise económica mundial poderá lançar para o desemprego mais 51 milhões de pessoas este ano "se a situação continuar a deteriorar-se", avisou o Gabinete Internacional do Trabalho em finais de Janeiro.
Este G7 é considerado uma etapa preparatória antes da cimeira do G20, marcada para início de Abril em Londres, que reunirá os países ricos e as principais economias emergentes para traçar as grandes linhas de uma reforma do sistema financeiro internacional.
JMS.
Lusa/Fim

Sem comentários: