segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Investigação: Aplicação tecnológica sobre vinhos, quintas produtoras e notas de prova, premiada em Vila Real

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9333338.html
16 de Fevereiro de 2009, 12:17
Vila Real, 16 Fev (Lusa) - A Douro Alliance, o Eixo Urbano do Douro, premiou hoje como ideia inovadora um sistema que permite, através do código de barras de uma garrafa e de um telemóvel, aceder a toda a informação disponível sobre um vinho, a sua quinta produotra e obter notas de prova.
O Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinhos (SIGPV) foi apresentado por Raul Morais, Carlos Rompante da Cunha, Emanuel Peres e Manuel Santos Reis,
Foram também distinguidos como ideias inovadoras o projecto "Eu Douro", iniciativa integrada de comunicação do Eixo Urbano, de Carlos Morais, e o "Roteiro Lugares da Memória" proposto por Alexandre Parafita.
A Douro Alliance é um projecto supramunicipal lançado há meio ano que pretende transformar Vila Real, Peso da Régua e Lamego num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento.
Em Novembro, o Eixo urbano do Douro lançou o concurso "Laboratório de Ideias e Projectos" que contou com a participação de 36 concorrentes.
A coordenadora do Gabinete Técnico da Douro Alliance, Conceição Silva, salientou que gostaria de ver implementadas as ideias vencedores, com a ajuda dos proponentes.
Segundo o professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Raul Morais, o SIGPV funciona através de uma aplicação de dispositivos móveis, designadamente um PDA ou um telemóvel, através da qual se pode fotografar o código de barras de uma garrafa.
Depois, através de uma ligação à Internet, pode aceder-se a toda a informação disponível sobre o vinho, a quinta ou empresa produtora e pode-se ainda dar uma nota da prova.
O responsável referiu que esta tecnologia já é utilizada em vários países, mas salientou que a ideia inovadora do projecto, em Portugal, é a disponibilização da informação sobre o vinho e a quinta que o produz, bem como de todas as iniciativas promovidas pela casa produtora.
Através do "Eu Douro", Carlos Morais quer criar uma televisão institucional com postos de visionamento nos postos de turismo e outras instituições ligadas à região do Douro, prevendo ainda a criação, manutenção e gestão de um arquivo audiovisual em vídeo de alta definição.
O investigador e escritor Alexandre Parafita propôs a criação de um Roteiro Lugares da Memória - Turismo do Imaginário, que guiará os turistas pelos lugares que serviram de cenário a lendas, como exemplo de mouras encantadas, dos concelhos durienses, passando o projecto ainda pela criação de um museu virtual.
O concurso de ideias da Douro Alliance teve como objectivo a afirmação da identidade do eixo, a promoção do desenvolvimento sustentável, o reforço da atractividade e competitividade, e a promoção da criatividade e da inovação.
No Museu do Douro está patente a exposição "Aquilo que nos une é efectivamente mais do que aquilo que nos separa", que passará ainda pelas cidades de Lamego e Vila Real.
A Douro Alliance apresentou uma candidatura aos fundos comunitários de 15 milhões de euros para a concretização de projectos de cooperação
Os primeiros projectos de cooperação previstos totalizam 18 iniciativas que passam, entre outros, pela criação de gabinetes de turismo, de animação e promoção da rede, centros de acolhimento de investigadores (Vila Real) e de artistas (Lamego), e uma plataforma comum empresarial.
A Douro Alliance é constituída pelas autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, todas com liderança social-democrata, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as associações comerciais e industriais de Vila Real, do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real).
As três cidades distam entre si não mais de 30 quilómetros, são ligadas pela Auto-Estrada 24 (A24), e têm cerca de 100 mil habitantes, dos quais 51 mil residem nas sedes de concelho.
PLI.
Lusa/Fim

Sem comentários: