segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Número de vítimas da catástrofe australiana ronda os 200



http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=125672
Já são 171 as vítimas mortais dos incêndios que assolam o estado australiano de Vitória, segundo dados actualizados. Começa agora a caça aos homens que podem ter estado por trás da catástrofe, com o PM australiano a acusá-los de «homicídio em massa»
Segundo os dados mais recentes, os incêndios florestais mataram pelo menos 171 pessoas. O número pode ainda subir consideravelmente, uma vez que ainda há muitos australianos desaparecidos.
Os incêndios, que queimaram mais de 3 mil quilómetros quadrados até ao momento, estão a ser alimentados por uma intensa vaga de calor, com temperaturas perto dos 50 graus e ventos fortes e imprevisíveis.
No entanto, há suspeitas de que muitos dos fogos têm mão humana, e o primeiro-ministro australiano acusa os pirómanos de «homicídio em massa».
Locais como a pequena cidade de Maryville, totalmente destruida por aquilo que os bombeiros descrevem como uma «bola de fogo», estão agora selados e são considerados «cena de crime», estando sob análise das autoridades.
Este domingo, o primeiro-ministro australiano Kevin Rudd declarou que o país foi «visitado pelo inferno», e prometeu toda a ajuda possível para Vitória.
SOL com agências

Sem comentários: