terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cooperação Transfronteiriça: Conferência de Guimarães vai reunir cerca de 200 especialistas ibéricos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/a97826fa07b1e364f5e5fd.html
Cooperação Transfronteiriça: Conferência de Guimarães vai reunir cerca de 200 especialistas ibéricos
03 de Fevereiro de 2009, 11:00
Porto, 03 Fev (Lusa) - A cooperação transfronteiriça de segunda geração é o tema central da Conferência de Guimarães, que decorre quarta e quinta-feira, numa iniciativa do Eixo Atlântico, com a participação de cerca de 200 especialistas dos dois países ibéricos.
A conferência, que pretende lançar o debate sobre os novos instrumentos de cooperação transfronteiriça na União Europeia, será aberta pela ministra espanhola das Administrações Públicas, Elena Mendez, e pelo ministro português do Ambiente e Ordenamento do Território, Nunes Correia.
Durante dois dias, no Centro Cultural Vila Flor, o assunto será tratado por especialistas e representantes de mais de três dezenas de municípios dos dois lados da fronteira e 11 universidades portuguesas e espanholas.
Na perspectiva do Eixo Atlântico, que reúne 34 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, a importância da cooperação transfronteiriça de segunda geração justifica que seja assumida pela União Europeia como um dos eixos fundamentais das políticas de desenvolvimento.
Para os promotores da conferência, o futuro da cooperação transfronteiriça deve basear-se em iniciativas locais e na gestão comum dos recursos existentes, tendo como objectivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das zonas de fronteira.
Durante os trabalhos será ainda apresentado um estudo sobre o impacto dos programas de cooperação luso-espanhola e analisados alguns exemplos de boas práticas financiadas por verbas comunitárias.
A agenda do encontro inclui ainda debates sobre os agrupamentos europeus de cooperação territorial e sobre as eurocidades, dois dos mais importantes instrumentos da cooperação transfronteiriça de segunda geração.
No quadro da Conferência de Guimarães será também apresentado o álbum 'Quinta das Lágrimas', do grupo folk galego Milladoiro, que conta com a participação da fadista portuguesa Mafalda Arnauth.
Este álbum, que resulta de um desafio lançado pelo Eixo Atlântico, pretende ser a 'banda sonora' da euroregião Norte de Portugal/Galiza, numa iniciativa inédita que pretende usar a música como veículo de transmissão da cultura.
A obra, que tem como base os dois eixos principais que articulam as duas regiões fronteiriças, o mar e a língua e cultura, recorda os grandes momentos que, através dos tempos, construíram a história do Noroeste Peninsular.
A história da galega Inês de Castro, que veio a ser raínha de Portugal depois de morta, está na origem do título desta obra, que inclui temas próprios dos Milladoiro, assim como versões de temas galegos e portugueses, entre os quais uma canção de Zeca Afonso e a musicalização de um poema de Fernando Pessoa.
Os Caminhos de Santiago, a independência de Portugal, os Descobrimentos, as ditaduras ibéricas e a chegada da democracia são alguns dos muitos episódios históricos referidos neste trabalho dos Milladoiro, que não esquece a adesão europeia e, claro, o futuro da euroregião.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação criada em 1992, que reúne actualmente 34 concelhos da Galiza e do Norte de Portugal.
Os municípios portugueses são Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Famalicão, Gaia, Guimarães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso de Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Real.
A associação tem como membros galegos os concelhos de A Coruña, Barco de Valdeorras, Carballiño, Carballo, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Riveira, Santiago de Compostela, Sarria, Verín, Vigo, Vilagarcía de Arousa e Viveiro.
FR.
Lusa/fim

Sem comentários: