http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9330465.html
15 de Fevereiro de 2009, 11:40
Sidney, Austrália, 15 Fev (Lusa) - Milhares de bombeiros continuam hoje a lutar contra oito fogos no sudeste da Austrália, onde já 181 pessoas perderam a vida nos piores incêndios da história do país.
Apesar de temperaturas a descer de intensidade e vento fraco contribuírem para ajudar os bombeiros a lutar contra as chamas, serão precisas várias semanas para extinguir completamente todos os focos de incêndio, anunciou fonte dos serviços de emergência.
"Ainda há oito fogos a progredirem", indicou Lee Miezis, porta-voz do Departamento do Desenvolvimento do Estado de Victoria.
"Estes incêndios ainda não estão dominados, mas não ameaçam qualquer comunidade", acrescentou o funcionário.
As homenagens às vítimas e aos bombeiros estão hoje a decorrer por toda a Austrália, com o primeiro-ministro, Kevin Rudd, a presidir a uma cerimónia em Wandong, cidade do Estado de Victoria, particularmente atingida pelas chamas.
Kevin Rudd prometeu ajuda aos sobreviventes, garantindo que a reconstrução das zonas afectadas vai começar.
Milhares de pessoas estão sem abrigo e cerca de 4.300 bombeiros continuam a combater os fogos.
Os incêndios destruíram mais de 1.800 habitações e 450 mil hectares de mata ou florestas, causando pelo menos 181 mortes, balanço que pode vir a aumentar à medida que novos cadáveres sejam encontrados.
JMS.
Lusa/Fim
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário