sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Astronomia: Milhares de cometas escuros podem colidir com a Terra

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9317439.html
12 de Fevereiro de 2009, 00:44
Londres, 12 Fev (Lusa) - Milhares de cometas que circulam no sistema solar podem ser um perigo para a Terra, por serem indetectáveis, o que dificulta a antecipação de um eventual impacto, alertaram quarta-feira vários astrónomos britânicos.
São cerca de três mil os cometas que circulam no sistema solar e apenas 25 podem ser avistados a partir da Terra, lê-se no artigo da revista "New Scientist", assinado por Bill Napier, da Universidade de Cardiff, e por David Asher, astrónomo do Observatório da Irlanda do Norte.
"Devemos alertar para o perigo invisível mas significativo que são os cometas escuros", dizem os astronómos, explicando que um cometa fica escuro quando perde a cola brilhante.
Desprovido desta substância, "o trajecto de um cometa que esteja em rota de colisão com o planeta Terra pode passar despercebido ao telescópio", afirmam Napier e Asher.
Nos últimos séculos, o cometa de que há registo de ter passado mais próximo da Terra foi o IRAS-Araki-Alcock, que esteve a cinco milhões de quilómetros da superfície terrestre e que tinha apenas um por cento de matéria luminosa.
NZD/MF.
Lusa/fim

Sem comentários: