segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Norte: CCDRN apresentou propostas para melhorar qualidade do ar na região

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9307910.html
09 de Fevereiro de 2009, 19:08
Porto, 09 Fev (Lusa) - A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apresentou hoje ao governo 15 medidas para melhorar a qualidade do ar na região, abrangendo o tráfego automóvel, a indústria e a combustão residencial.
As medidas integram a proposta da CCDRN para o Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, um documento que pretende combater os principais problemas de poluição atmosférica registados na região Norte do país.
A área de intervenção deste programa abrange o Vale do Sousa, o Vale do Ave e o Porto Litoral, identificadas como as zonas onde se torna mais necessária a aplicação de medidas que minimizem a emissão de partículas em suspensão na atmosfera.
No que se refere ao tráfego automóvel, as medidas propostas pela CCDRN incluem a redução da circulação de pesados nos centros urbanos, a limitação da circulação em determinadas artérias e a renovação das frotas de autocarros.
Relativamente à indústria, as propostas abrangem a diminuição de poeiras nas obras de construção civil e a melhoria dos sistemas de despoluição de efluentes gasosos.
Quanto às propostas que visam a combustão residencial, apontam para a certificação de novas lareiras e para o controlo da queima de resíduos.
A proposta da CCDRN resulta de um trabalho realizado em parceria com 31 instituições da região, que se comprometeram a implementar as medidas apresentadas com base em protocolos que serão assinados durante o mês de Março.
As instituições envolvidas incluem 22 municípios, a Junta Metropolitana do Porto, Metro do Porto, Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, Portucel, Petrogal e PSP.
Estão também envolvidas a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas do Norte (AICCOPN) e Associação Empresarial de Portugal (AEP).
FR.
Lusa/fim

Sem comentários: