domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ambiente: Políticas ambientais não devem só dizer não mas também explicar como fazer - José Sócrates

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9354588.html
21 de Fevereiro de 2009, 15:36
Ovar, 21 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que "as políticas ambientais não podem ser apenas dizer não, mas sim explicar o que se deve fazer".
"Vai sendo altura das políticas de ambiente deixarem de ser apenas o assumir do que não pode deixar-se fazer para serem políticas onde se explica às pessoas o que podem fazer", disse, considerando que "é uma questão de atitude".
O primeiro-ministro falava em Ovar na apresentação do Polis para a Ria de Aveiro, o primeiro acordado entre o Governo e uma comunidade intermunicipal, envolvendo um número recorde de 11 municípios.
José Sócrates considerou que o Polis de Aveiro é exemplo desta nova forma de promover política ambiental, enquanto programa que visa proteger a natureza ao serviço do homem e na sequência de um amplo consenso entre os municípios, o Governo e as outras entidades envolvidas.
Tudo com o objectivo de "transformar a Ria de Aveiro num exemplo para todo o país, juntamente com os dois outros Polis de segunda geração lançados pelo Governo, o da Ria Formosa e o do Litoral Norte entre Caminha e Esposende.
"Escolhemos as áreas mais difíceis para requalificar o litoral", afirmou José Sócrates, para quem estes projectos têm de servir de "referência para elevação dos padrões ambientais no litoral, uma área mais sensível do país que exige uma intervenção com maior subtileza".
O primeiro-ministro recordou ter sido ele próprio, em 2000 e enquanto ministro do Ambiente, a lançar os primeiros programas Polis para "dar impulso a uma política de cidades".
"Pretendia chamar a atenção para o espaço urbano como contributo para o sucesso económico do país, com intervenções exemplares como referência do espaço urbano nos centros das cidades", disse.
Agora, com o Polis Litoral, o Governo pretende "aplicar o mesmo princípio à natureza", acrescentou.
O ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, Nunes Correia, explicou a dimensão do Polis da Ria de Aveiro recordando que ele abarca uma área de 37 mil hectares distribuídos por uma faixa de 60 quilómetros de litoral, envolvendo o maior número de municípios alguma vez integrado num programa desta natureza.
"Este é um dos Polis maiores e mais complexos lançados no país", disse.
MSP.
Lusa/Fim

Sem comentários: