sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bruxelas: Comissário responsável pela Educação salienta contributo do programa Erasmus na educação europeia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9351100.html
20 de Fevereiro de 2009, 17:42
Bruxelas, 20 Fev (Lusa) - A Comissão Europeia destacou hoje o contributo do programa Erasmus para a modernização, melhoria e desenvolvimento da educação superior europeia.
O comissário europeu responsável pela Educação, Jan Figel, apresentou um estudo do executivo comunitário, que considera que esta iniciativa foi um "forte motor condutor na formação do quadro educacional europeu".
Figel qualificou este programa de intercâmbio entre universidades europeias, criado em 1987 para fomentar a mobilidade e cooperação na educação superior, como "o avô de algumas das maiores iniciativas de reforma no actual ensino superior europeu".
Recordou que o Erasmus "preparou o caminho" para o sistema de créditos universitários - ECTS - e para o processo de Bolonha, através do qual 46 países europeus concordaram em estabelecer uma Área de Educação Superior Europeia para 2010.
Este relatório, realizado a partir das opiniões de direcções de cerca 750 instituições educacionais e mais de 1.800 coordenadores do programa, conclui que a influência que o Erasmus exerce nas escolas europeias se traduziu numa melhoria na qualidade do ensino.
Além disso, destaca que este programa, em que terão participado cerca de dois milhões de estudantes europeus, impulsionou a internacionalização das universidades europeias, a transparência das qualificações e uma maior cooperação entre universidades e empresas.
WZF/SRS.
Lusa/fim

Sem comentários: