sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alimentos: Portugal aumentou as culturas de alimentos geneticamente modificados, diz relatório internacional

12 de Fevereiro de 2009, 00:28
Washington, 12 Fev (Lusa) - Portugal é um dos sete países europeus que aumentou a àrea de cultivo de produtos geneticamente modificados em 2008, num ano em que as culturas destes alimentos representam cerca de 125 milhões de hectares em todo o mundo.
De acordo com o relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Biotecnologia Agrícola (SIABA), estes números representam um aumento de 9,4 por cento.
O mesmo relatório afirma que o Egipto, Burkina Faso e Bolívia são os três países que, no ano passado, se iniciaram na cultura de alimentos geneticamente modificados.
"Embora a França não estivesse autorizada a cultivar alimentos geneticamente modificados, em 2008, outros sete países da União Europeia aumentaram em cerca de 21 por cento da área com produção destes alimentos, totalizando uma superfície glogal de cem mil hectares", lê-se no relatório.
Vinte e cinco países passaram a recorrer à biotecnologia, sendo que destes, 15 são países em vias de desenvolvimento.
A área cultivada com este tipo de alimentos aumentou 10,7 milhões de hectares, no ano passado, sendo os Estados Unidos da América o país que mais desenvolveu estas práticas (62,5 milhoes de hectares).
A Argentina tem 21 milhões, o Brasil 15,8, a Índia e o Canadá têm 7,6 hectares cada um e a China conta com 3,8 hectares de área cultivada com alimentos geneticamente modificados.
NZD/MF.
Lusa/fim

COMENTÁRIO:
Pois é... produzir em quantidade!
Até era muito bom, se o nosso organismo tolerasse bem tudo isso.
Só que não é isso que acontece e depois surgem as intolerâncias alimentares graves em cada um, que passa a vida adoentado, sem resistências, com infecções, dificuldades respiratórias, etc.
Cada vez vamos perceber mais que é fundamental ter cuidado com o que se come.
É bem melhor comer menos, mas coisas mais saudáveis.
Este tipo de produção, que deveria estar já a diminuir... cá está a aumentar!
E se andássemos a aproveitar todos os bocadinhos de bom terreno agrícola que temos, mesmo para umas hortinhas, em vez de andarmos a dar cabo dele, com obras, aterros e desterros, poesias e outras anedotas...
E nas hortinhas urbanas, onde se faz ginástica ao corpo sem pagar no ginásio.
Onde se produz com gosto bons alimentos caseiros, até se plantam umas árvores de fruto.
Onde os miudos até ganham o gosto de ver crescer as plantas, e aprendem a respeitar o trabalho que isso dá... em vez de andarem, até à idade adulta, com a ilusão que muitas vezes os pais lhes dão, de que tudo cai do céu!
Quando iremos assentar os pés na terra?
Ferreira arq.

Sem comentários: