segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Habitação social: Vila Real apresentou 42 candidaturas para obras em casa de idosos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9325614.html
16 de Fevereiro de 2009, 11:06
Vila Real, 16 Fev (Lusa) - A Câmara de Vila Real apresentou 42 candidaturas ao Programa de Conforto Habitacional (PCHI) para a realização de obras em casas de idosos do concelho, anunciou hoje fonte da autarquia.
O PCHI foi lançado pelo ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, em 2007.
O programa, que visa prevenir a dependência dos cidadãos mais idosos através da requalificação das suas habitações, é financiado com verbas provenientes dos jogos sociais atribuídas ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
O objectivo do ministério é ainda combater a exclusão social, o isolamento e promover a autonomia dos idosos, criando uma alternativa à institucionalização em lares.
Através do Instituto de Segurança Social, o Estado disponibiliza 3.500 euros para cada habitação, sendo o restante valor necessário e respectiva mão-de-obra para a realização dos trabalhos assegurada pelas autarquias.
As candidaturas em Vila Real abrangem várias freguesias rurais do concelho.
O presidente social-democrata da autarquia, Manuel Martins, já anunciou a criação de um programa idêntico ao PCHI - que designou como programa de Conforto Habitacional - destinado a pessoas carenciadas, não somente idosos, com o objectivo de criar condições de habitabilidade nas suas casas.
PLI.
Lusa/Fim

Sem comentários: