quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ambiente: Começa a desprender-se superfície de gelo antárctico maior do que o Hawai

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9339768.html
17 de Fevereiro de 2009, 23:51
Madrid, 17 Fev (Lusa) - Um quarto dos 14 mil quilómetros quadrados da plataforma Wilkins na Península Antárctica, uma superfície maior do que a ilha do Hawai, fragmentou-se e desprendeu-se em "consequência do aquecimento global".
A revelação foi feita hoje pelo Centro Superior de Investigações Científicas de Espanha (CSIC).
Uma equipa de investigadores espanhóis analisa desde domingo, a bordo do navio de investigação oceanográfica Hespérides, o impacto do colapso sobre o ecossistema do Mar de Belinghausen (a oeste da Península Antárctica).
O CSIC assinalou "o desprendimento completo da placa que está a ocorrer na actualidade e os investigadores consideram que está iminente".
A equipa científica, que trabalha no âmbito do projecto ATOS (contribuições atmosféricas de carbono orgânico e contaminantes para o oceano polar: taxas, importância e prospectiva), com que a Espanha encerra a sua participação no Ano Polar Internacional, presenciou como a frente de gelo do Mar de Belinghausen retrocedia 550 quilómetros em duas semanas.
Os cientistas disseram que as temperaturas da água são extremamente cálidas nessa zona.
Segundo os investigadores, o desprendimento e a fragmentação do enorme sector gelado produzirá o consequente aumento do nível do mar.
A plataforma Wilkins é uma grande superfície de gelo que está de forma permanente sobre o mar a Sudoeste da Península Antárctica, a uma distância de cerca de 1.600 quilómetros do continente sul-americano.
Nos últimos cinquenta anos, a Península Antárctica experimentou o maior aumento de temperatura registrado no planeta: 0,5 grados centígrados por década.
O coordenador do projecto ATOS, Carlos Duarte, afirmou que "o Ano Polar Internacional que agora termina (de Março de 2007 a Março de 2009), viu lamentavelmente, a maior perda de gelo documentada até ao momento, tanto no Árctico, onde se perdeu una importantíssima quantidade em 2007, como na Antártida, onde se assiste a uma perda dramática de gelo".
TM.
Lusa/Fim

Sem comentários: