quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Odivelas: 860 habitações em risco de derrocada na Serra da Luz

18 de Fevereiro de 2009, 16:14
Odivelas, Lisboa, 18 Fev (Lusa) - Cerca de 860 habitações ilegais estão em risco de derrocada na Serra da Luz, em Odivelas, segundo um levantamento realizado pela Câmara Municipal, que aponta para a necessidade de demolir 160 dessas casas.
Em declarações aos jornalistas, hoje no local, a presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, revelou que estes 160 fogos que deverão ser demolidos estão em zonas não aptas para construção.
O bairro é todo de génese ilegal, encontrando-se as cerca de 860 casas em risco de derrocada devido à instabilidade da encosta da Serra da Luz e da própria estrutura das habitações, explicou à Lusa o vereador com o pelouro da Habitação, José Esteves.
"Temos as habitações identificadas e fizemos uma candidatura ao programa ProHabita para solucionar os casos de famílias que são arrendatárias, uma vez que só estas é que podem ser abrangidas por este programa", explicou Susana Amador, que falava aos jornalistas durante o início da demolição de quatro habitações na Serra da Luz.
As restantes 700 casas situam-se em zonas aptas para construção, mas necessitam de intervenção, quer a nível do terreno, quer da própria estrutura, para reforçar a sua estabilidade, da parte da Câmara Municipal de Odivelas.
Segundo explicou Susana Amador, será para esta intervenção que a autarquia canalizará o "maior esforço financeiro".
A Câmara de Odivelas está a preparar uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), pela segunda vez, uma vez que a primeira foi recusada.
"Na última candidatura colocamos muito enfoque na demolição e o QREN não é muito virado para as operações materiais mas sim imateriais. Desta vez quando nos candidatarmos à Reconversão Urbana iremos já ter o programa ProHabita a funcionar e iremos também melhorar os nossos parceiros pois vamos trabalhar juntamente com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana", sublinhou.
Para evitar novas construções em zonas consideradas não aptas, a autarquia terá no terreno dentro de quatro semanas uma brigada mista de fiscalização municipal.
A autarquia iniciou hoje os trabalhos de demolição de quatro casas na Serra da Luz que se encontravam em perigo de derrocada.
Eram 09:00 quando chegaram ao local os primeiros operários que durante 60 dias irão trabalhar na demolição dos quatro edifícios da Rua D.Afonso Henriques, mandados selar pela autarquia devido à instabilidade da encosta da Serra da Luz, agravada pelas cheias de 18 de Fevereiro do ano passado.
Na ocasião, 14 famílias tiveram de abandonar as suas casas, sendo realojadas primeiro numa pensão de Lisboa, e posteriormente em habitações arrendadas a preços ajustados ao seu rendimento, no âmbito do programa ProHabita, a que a Câmara Municipal de Odivelas se candidatou.
Este processo de demolição irá ser feito quase todo à mão devido às condições especiais de segurança exigida.
FYS
Lusa/fim.

Sem comentários: