segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Gravura: Câmara de Alijó anuncia construção do Museu de Gravura do Douro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9334931.html
16 de Fevereiro de 2009, 18:45
Alijó, 16 Fev (Lusa) - A Câmara de Alijó anunciou hoje a construção do Museu de Gravura do Douro, que representa um investimento de 1,5 milhões de euros e servirá para acolher as obras adquiridas pela autarquia desde 2001.
A autarquia apresentou uma candidatura no valor de 1,5 milhões de euros ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), prevendo a abertura da estrutura para Dezembro de 2011.
Em comunicado, enviado à Agência Lusa, a câmara revela que o museu vai funcionar como um foco de divulgação e dinamização da arte contemporânea, designadamente pintura, escultura e desenho, com particular incidência na técnica da gravura.
A ideia é que a estrutura funcione também como um ponto de referência no panorama artístico nacional, permitindo que os durienses tomem contacto com as mais diferentes manifestações artísticas nacionais e internacionais.
Para o efeito, sustenta o comunicado, serão estabelecidas relações privilegiadas com outros museus que divulgam a cultura contemporânea, tanto em território nacional como no estrangeiro.
Até Julho, a autarquia de Alijó vai lançar o lançamento do concurso de ideias para a construção deste novo equipamento, com abertura das propostas agendada para Dezembro.
A ideia vencedora será apresentada, em cerimónia pública, em Fevereiro de 2010.
Seguir-se-á a tramitação do concurso público para a construção do museu cuja abertura ao público está prevista para Dezembro de 2011.
Segundo a fonte, a ideia de criar um Museu de Gravura do Douro, em Alijó, decorre da "necessidade de apresentar ao público a grande colecção de gravura que a câmara adquiriu ao longo desta década, apoiando desta forma as quatro edições da Bienal de Gravura do Douro".
A bienal é um evento internacional que se realiza desde 2001 e se tem afirmado no panorama artístico da região do Douro.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Gravura de Alijó, tem passado ainda pela formação profissional, em gravura, de jovens artistas.
PLI.
Lusa/Fim

Sem comentários: