quarta-feira, 4 de março de 2009

Viana: Cidade classificada como "Meca da Arquitectura" por revista britânica da especialidade

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9387555.html
02 de Março de 2009, 19:34
Viana do Castelo, 02 Mar (Lusa) - A revista londrina Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma "Meca da Arquitectura", pela sua "colecção de edifícios", de que se destaca a nova Biblioteca Municipal, assinada por Siza Vieira, informou hoje fonte camarária.
Segundo a fonte, daquela "colecção" faz ainda parte a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora, o "inovador" Hotel Axis e o futuro Coliseu de Souto Moura.
"Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura, com uma colecção de edifícios ao gosto de Fernando Távora, e agora a chegada de um hotel inovador em pilha", escreve a Wallpaper.
Acrescenta que os edifícios são "fonte de orgulho municipal", com destaque para a nova Biblioteca Municipal, desenhada em betão branco por Álvaro Siza.
"A Biblioteca domina uma praça planeada por Fernando Távora - mentor de Siza Vieira e fundador da Escola do Porto", refere ainda a revista, fazendo também referência aos "dois edifícios ambiciosos" situados na Praça da Liberdade.
Num texto ilustrado com imagens de Dan Holdsworth, a revista fala da praça de arquitectura "cinco estrelas", que ficará completa com o Coliseu, um pavilhão multiusos com risco de Eduardo Souto Moura. "Este terá como característica uma caixa de alumínio em cima de uma estrutura leve, o que enfatiza a natureza etérea da visão de Távora sobre esta parte da cidade", lê-se na revista.
A fonte camarária sublinha que a Wallpaper é "uma referência incontornável" do design, arquitectura, moda e estilos de vida.
Além das obras destacadas na revista, a fonte lembra que a cidade de Viana do Castelo possui vários outros edifícios de grandes arquitectos, como a Pousada da Juventude de Carrilho da Graça (recentemente galardoado com o Prémio Pessoa), e a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o auditório Lima de Carvalho, ambos de Fernando Távora.
Há também o edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia e o conjunto habitacional da Rua João Alves Cerqueira, da arquitecta Paula Santos.
Da "Meca da Arquitectura", acrescenta a fonte municipal, constam ainda o conjunto habitacional do antigo mercado (Alves Costa e Sérgio Fernandez) a Praça da República (Viana de Lima), o Hospital (Chorão Ramalho), a Casa Grande da Rua Mateus Barbosa (Nazoni) e o templo de Santa Luzia (Ventura Terra).
VCP.
Lusa/fim

Sem comentários: