quinta-feira, 19 de março de 2009

Justiça: Financiamento de campanhas partidárias é "porta aberta para instabilidade política - Maria José Morgado

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9453962.html
19 de Março de 2009, 13:07
Lisboa, 19 Mar (Lusa) - A magistrada Maria José Morgado afirmou hoje que o financiamento das campanhas partidárias é uma "porta aberta para a instabilidade política", uma vez que os partidos podem tornar-se reféns de quem comparticipa.
A coordenadora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) falava no IV Colóquio Europeu de Psicologia e Ética, promovido pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), subordinado ao tema "Psicologia e Direitos Humanos".
"A corrupção prejudica cada um de nós, enquanto contribuintes" e "cria instabilidade política", afirmou a magistrada, dando como exemplo o financiamento das campanhas partidárias.
Maria José Morgado afirmou que os partidos podem ver-se obrigados a dar "alguma contrapartida a quem contribuiu com uma certa doação", considerando que esta situação é uma "porta aberta para a instabilidade política".
O partido pode ficar "dominado por forças invisíveis devido a um financiamento opaco e sem regras", sustentou.
A magistrada sublinhou que prevenir e combater a corrupção deve ser prioridade da política criminal e defendeu que devia haver um reforço da protecção dos denunciantes deste crime e das testemunhas vulneráveis.
"Todas as denúncias vêm do submundo opaco e velado" e se não for dada uma compensação legal, as pessoas não falam, afirmou.
Para Maria José Morgado, tem havido uma "anemia política" em relação aos "males causados pela corrupção e crime económico", mas que está a mudar.
Para isso, contribuiu a crise financeira que deixou a descoberto estas "más práticas" e levou a classe politica a querer combater estas situações.
HN.
Lusa/fim

Sem comentários: