Miranda do Douro: Agrupamento europeu de municípios apresentado em águas internacionais
07 de Março de 2009, 06:30
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9405364.html
Miranda do Douro, 07 Mar (Lusa) - O Douro Internacional foi o cenário escolhido para a apresentação pública hoje de um agrupamento europeu composto por quase 180 municípios portugueses e espanhóis que trabalham em conjunto para o desenvolvimento regional.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro é dos primeiros a avançar no quadro desta nova figura criada pela União Europeia para facilitar e fomentar a cooperação territorial transfronteiriça.
Bruxelas já garantiu um financiamento de 48 milhões de euros a este agrupamento composto por 70 municípios e freguesias de Alto Trás-os-Montes, do Douro e da Beira Interior Norte de Portugal e 107 ayuntamientos espanhóis da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, nomeadamente das províncias de Zamora e Salamanca.
A apresentação do AECT será feita à hora de almoço, a bordo de um barco em águas internacionais do rio Douro, junto a Miranda do Douro, e conta com a presença de representantes dos governos de Portugal e de Espanha, nomeadamente o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional português e secretário de Estado da Cooperação Territorial espanhol.
Os projectos a desenvolver pela organização irão abranger uma população conjunta, entre Espanha e Portugal, de cerca de 100 mil pessoas.
O presidente da pequena localidade de Trabanca, José Luís Pascual, promotor da iniciativa, já disse que "as principais linhas de acção do grupo são a manutenção e o desenvolvimento dos postos de trabalho, o ambiente, o desenvolvimento económico, os serviços sociais, a saúde e a educação.
HFI/MPC
Lusa/fim
domingo, 8 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário