quinta-feira, 19 de março de 2009

Energia: Eléctricas comprometem-se com a UE para abastecimento neutro em carbono até 2050

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9451874.html
18 de Março de 2009, 21:06
Bruxelas, 18 Mar (Lusa) - Mais de 50 companhias eléctricas europeias, reunidas na plataforma Eurelectric, comprometeram-se hoje em conseguir um abastecimento energético neutro em carbono até 2050, em declaração conjunta entregue hoje à Comissão Europeia.
As eléctricas europeias asseguraram perante a Comissão Europeia que se irão esforçar para utilizar e investir em todas as opções disponíveis "baixas ou livres de carbono".
"Energias renováveis, nuclear, combinação de aquecimento, electricidade e tecnologias limpas, incluindo o armazenamento e captura de carbono", são algumas das opções que as eléctricas se comprometem a apoiar.
De igual modo, as mais de 50 companhias eléctricas comprometeram-se a continuar a procurar métodos para gerir as suas fábricas e redes de abastecimento de modo mais eficiente e investir em tecnologias inovadoras com baixas emissões de carbono.
O presidente da Eurelectric, Lars Josefsson, afirmou em declarações aos jornalistas que, com esta declaração, a indústria assume responsabilidades no desafio de atingir maior segurança no abastecimento, preços competitivos e de combate às alterações climáticas.
"Acreditamos que é possível atingirmos a neutralidade em carbono na Europa em 2050, acreditamos que existem oportunidades de negócio mas pedimos também à União Europeia que crie politicas que permitam à indústria alcançar este objectivo", afirmou.
Para Lars Josefsoon, um abastecimento neutro em carbono significa reduzir as emissões dos gases de carbono e minimizar as que são inevitáveis.
As companhias eléctricas que formam a Eurelectric fazem parte dos 27 países da União Europeia e juntas geram 2.500 terrawatts de electricidade anuais, cerca de 70 por cento do total da produção eléctrica da União Europeia.
NM.
Lusa/fim

Sem comentários: