quinta-feira, 19 de março de 2009

Artes: Iniciativa multidisciplinar pretende reflectir sobre o que é habitar em Lisboa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9454018.html
19 de Março de 2009, 14:08
Lisboa, 19 Mar (Lusa) - Partindo de uma exposição, de um ciclo de cinema e da edição de um livro, o projecto "Underconstruction" pretende reflectir sobre "o que é habitar em Lisboa", afirmou à Lusa Mónica de Miranda, responsável artística pela iniciativa.
Mónica de Miranda, artista plástica que vive e trabalha entre Lisboa e Londres, definiu "Underconstruction" como "um cruzamento de experiências".
A artista, que regressou a Lisboa em 2006, define a capital portuguesa como "em constante transformação", pontuada por "experiências urbanas muito distintas".
O projecto artístico agora apresentado, explicou, resulta numa "ideia de algum tempo" e acaba por focar questões ligadas à vivência em cidade, caso da "identidade e do sentir-se estrangeiro mesmo dentro do próprio país".
"Underconstruction" tem curadoria de Paul Goodwin, investigador, urbanista e curador intercultural da Tate Britain, em Londres.
Já o ciclo de cinema de "Underconstruction" é coordenado por Lúcia Marques, formada em História da Arte e actualmente a desenvolver tese de Mestrado em Estudos Curatoriais sobre o impacto dos fluxos migratórios nas artes visuais.
Anteriormente, Lúcia Marques foi curadora do programa de artes visuais do Instituto Camões em Bruxelas, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, entre Julho e Dezembro de 2007.
"Underconstruction", na visão da organização, pretende apresentar "uma análise crítica numa perspectiva de intervenção artística, diálogo e debate", num projecto que "explora perspectivas de urbanismo em relação a diversos fluxos migratórios mundiais e (des) localizações no espaço urbano e na construção das periferias urbanas".
Do programa fazem parte, por exemplo, a inauguração da exposição de artes visuais, a 20 de Março, pelas 21:30, no Pavilhão 28 do Hospital Júlio de Matos, bem como o lançamento do livro "Underconstruction", no dia seguinte, na Fábrica Braço de Prata.
Visitas ao bairro Cova da Moura e à Quinta da Vitória, ambas por inscrição prévia, estão também previstas pela organização para os dias 28 e 29 de Março, respectivamente.
Toda a informação sobre o projecto "Underconstruction", cujas actividades finalizam a 05 de Abril, pode ser consultada na página Internet da iniciativa, em http://www.underconstruction.cc.
PZF/RMM.
Lusa/fim

Sem comentários: