domingo, 22 de março de 2009

Aquecimento global ameaça a cadeia alimentar na Antártida

http://www.ecodebate.com.br/2009/03/17/aquecimento-global-ameaca-a-cadeia-alimentar-na-antartida/
[Por Henrique Cortez, do Ecodebate] O clima está mudando rapidamente na península Antártica, ameaçando a ‘produtividade’ biológica da área, impactando a cadeia alimentar e levando as populações de pinguins e outros animais ao declínio.

Esta é a conclusão do estudo “Recent Changes in Phytoplankton Communities Associated with Rapid Regional Climate Change Along the Western Antarctic Peninsula“, publicado na revista Science.

A temperatura na Antártida ocidental aumentou em 2,5 ° C nos últimos 30, o maior aquecimento do planeta, reduzindo sua cobertura de gelo, modificando o clima e o oceano ao redor do continente.

Os pesquisadores identificaram que as populações de pinguins e de krill foram reduzidas e migraram para novas regiões mais ao sul.

Os dados analisados e discutidos no artigo demonstram que as populações de fitoplâncton, na Antártida ocidental, declinaram 12% nos últimos 30 anos e isto pode ter abalado a cadeia alimentar.

O fitoplâncton é de fundamental importância nos ecossistemas marinhos, tendo em vista estar na base da cadeia alimentar. Sua redução interfere com o equilíbrio dinâmico da cadeia, ameaçando a alimentação de animais maiores.

Além do mais, o fitoplâncton, pela sua capacidade fotossintética, é responsável pela maior parte da produção de oxigênio do planeta e, por consequência, pela absorção de CO2.

A destruição das florestas tropicais estão no centro das atenções dos debates climáticos, mas os ecossistemas marinhos estão sendo destruídos em uma escala ‘apocalíptica’ e está é uma grande ameaça a toda a vida no planeta.

Sem comentários: