quinta-feira, 12 de março de 2009

Escultura: Cinco artistas vão trabalhar ao vivo 11 dias em jardim de Massamá

(C/Vídeo) http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9423536.html
11 de Março de 2009, 18:42

Sintra, 11 Mar (Lusa) - Cinco blocos de calcário foram hoje "plantados" no parque Salgueiro Maia, Massamá, para começarem a ser esculpidos quarta-feira por artistas convidados a participar no primeiro Encontro Ibérico de Escultores.

As três toneladas de peso de cada um dos blocos de calcário Azul de Ataija obrigaram à utilização de máquinas, que transportaram desde a manhã as pedras para o espaço verde.

Os blocos vão, durante 11 dias, ser esculpidos ao vivo por três escultores portugueses e dois espanhóis, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Massamá com o objectivo de desenvolver a interacção entre os artistas e a população.

A azáfama era enorme e enquanto as pedras iam chegando ao local, os escultores preparavam os sítios onde durante pouco mais de uma semana vão trabalhar diariamente.

Curiosas, algumas pessoas juntaram-se no local e assistiram aos trabalhos que provocaram, durante algum tempo, um barulho ensurdecedor provocado pelas máquinas.

Segundo o escultor espanhol Armando Martinez, vão ser produzidos "cinco monumentos de três metros, que posteriormente serão expostos permanentemente no jardim" do parque.

"Cada escultor vai esculpir o seu trabalho que já está definido nas maquetas entregues na junta. Há um escultor abstracto, um surrealista, e há dois escultores que procuram mais o figurativo e o realismo", disse à agência Lusa o artista espanhol, que conta com mais de 30 monumentos expostos em parques e jardins de vários concelhos portugueses.

O português Santos Carvalho, que foi convidado pela Junta de freguesia de Massamá a participar no 1º Encontro Ibérico de Escultores, vai esculpir a "Guardiã de Água de Massamá", uma peça que sairá de um dos blocos.

"Cada escultor tem o seu método e quando se trabalha em conjunto é um bocado difícil porque todas as partes têm que estar em sintonia. Fiz a maqueta e agora vou transportá-la para três dimensões e com a altura que quero", referiu o artista, acrescentando sentir-se orgulhoso por poder expor permanentemente a sua obra no parque.

Presente no início dos trabalhos, o presidente da Junta de Massamá, Pedro Matias, disse à agência Lusa que este tipo de iniciativas é muito importante para aproximar a população e a cultura, independentemente dos custos que comporta.

"A totalidade do evento envolve 32 mil euros, mas é um investimento bem feito. Foram feitos cinco originais de bronze das maquetas inicialmente entregues, que mais tarde serão vendidos para ajudar a freguesia a suportar estes custos", referiu o autarca.

A inauguração das obras ocorrerá a 22 de Março, mas até lá os trabalhos dos escultores podem ser acompanhados diariamente no parque Salgueiro Maia.


JYR.
Lusa/Fim

Sem comentários: