segunda-feira, 16 de março de 2009

Râguebi: Europeu Nações/Mundial2011 - Portugal bate Espanha e sobe ao terceiro lugar

15 de Março de 2009, 17:35

Lisboa, 15 Mar (Lusa) - A selecção portuguesa de râguebi ascendeu hoje ao terceiro lugar do Torneio Europeu das Nações, que serve de qualificação para o Mundial2011, ao bater a Espanha por 24-19.
No Estádio Universitário de Lisboa, Portugal provou ser bastante superior ao vizinho ibérico e nunca teve o triunfo em risco, apesar de ter demonstrado algum cansaço na segunda parte, talvez devido à participação no Mundial de "sevens", na semana passada.
Nos primeiros 40 minutos da partida, os "lobos" realizaram uma das melhores exibições dos últimos tempos, com destaque para o Tiago Girão, o pilar Juan Murré e o "pé quente" de Pedro Cabral.
Com este triunfo, a formação de Tomaz Morais subiu ao terceiro lugar da competição, que equivale ao grupo 5 de apuramento para o Mundial2011, com nove pontos, tantos quantos a Rússia, segunda classificada, que tem vantagem no confronto directo com Portugal.
O início da partida não poderia ter sido melhor para Portugal e logo aos cinco minutos, o pilar Juan Murré finalizou uma excelente jogada colectiva do "XV" luso, numa lance que ficou bem patente o maior poderio físico dos "lobos" em relação à formação espanhola.
O médio de abertura espanhol, Jeremias Palumbo, ainda reduziu para 5-3, mas Portugal voltou a tomar controlo da partida e aumentou a vantagem, primeiro graças a um pontapé aos postes de Pedro Cabral e depois com novo ensaio, de Tiago Girão, após passe fantástico de João Correia, numa jogada que o capitão luso tirou três defesas da frente.
Até ao intervalo, Palumbo voltou a marcar para a Espanha, mas Pedro Cabral respondeu com uma penalidade de muito longe, que colocou o resultado em 18-6.
Na segunda parte, a Espanha regressou ao encontro mais agressiva e Palumbo reduziu novamente a vantagem portuguesa para 18-9, com um "drop goal".
Mesmo assim, num segundo tempo pouco espectacular, os "lobos" tiveram quase sempre a posse da bola e "empurraram" o encontro para o meio-campo espanhol, embora sem nunca conseguir alcançar o desejado ensaio que poderia garantir a vitória.
Já com Portugal a mostrar bastante cansaço, a Espanha aproveitou um erro da defensiva lusa para obter o único ensaio na partida, através de Sempere, no último minuto de jogo.
Portugal volta a entrar em campo no Torneio Europeu das Nações no próximo sábado, com uma deslocação difícil à Roménia.
Jogo no Estádio Universitário de Lisboa.
Portugal - Espanha, 24-19.
Ao intervalo: 18-6.
Equipas:
- Portugal: Juan Murré (João Júnior, 71), João Correia, Ruben Spachuck, David Penalva, Gonçalo Uva, Vasco Uva, Salvador Palha (João Uva, 41), Tiago Girão, José Pinto, Pedro Cabral (Cardozo Pinto, 71), Gonçalo Foro, Diogo Mateus (Adérito Esteves, 52), Pedro Silva, David Mateus e Pedro Leal.
(Suplentes: João Júnior, Nuno Taful, Juan Samoza, Julien Brady, João Uva, Cardoso Pinto e Adérito Esteves).
Ensaios (2): Juan Murré (05), Tiago Girão (24).
Transformações (1): Pedro Cabral (25).
Penalidades (4): Pedro Cabral (22, 30), Pedro Leal (73), Cardoso Pinto (80).
- Espanha: Jon Insausti, José Bohorquez (Diego Zarzosa, 56) Javier Salazar, Leandro Aramburu (Guillermo Barcena, 56), César Bernasconi, Juan Gonzalez, Julien Tourtoulou, Damien Elgoyhen, Mateo Lopez, Jeremias Palumbo, Ignacio Martin (Matias Tudela, 66), Jaime Nava (Mathieu Gratton), Javier Canosa, Juan Cano e César Sempere.
(Suplentes: Diego Zarzosa, Marco Pinto, Guillermo Barcena, Sérgio Guerrero, Miguel Lopez, Mathieu Gratton e Matias Tudela).
Ensaios (1): Sempere (79)
Transformações (1): Gratton (80)
Penalidades (3): Palumbo (09, 28) Gratton (70).
Pontapé de ressalto (1): Palumbo (44).
LG.
Lusa/Fim

Sem comentários: