quinta-feira, 19 de março de 2009

Museus e monumentos vão ter actividades especiais para famílias aos domingos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9454808.html
19 de Março de 2009, 15:58
Lisboa, 19 Mar (Lusa) - O público juvenil e as famílias vão ter actividades especiais em 18 museus e monumentos do país a partir de domingo no âmbito de um novo projecto-piloto desenvolvido pelo Ministério da Cultura para divulgar o património nacional.
Intitulado "Domingos das 10 às 13, Museus e Património...em Família", o projecto , hoje apresentado em Lisboa, vai envolver nesta primeira fase sobretudo museus nacionais da capital, e o Museu Soares dos Reis, no Porto, por serem aqueles que concentram maior número de visitantes.
O projecto "deverá ser estendido futuramente a outros museus da Rede Portuguesa de Museus", anunciou aos jornalistas a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos, na apresentação realizada no Museu Nacional do Teatro, com a presença de responsáveis do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
As actividades - que envolvem ateliers, jogos, visitas-guiadas, leitura de histórias, e teatro, entre outras - são de inscrição prévia nos museus e monumentos envolvidos, e com um preço recomendado pela tutela de quatro euros para adultos e dois euros para as crianças.
Para o Ministério da Cultura (MC), esta será uma forma de promover "um olhar diferente para os museus e o património: hoje o visitante não vai a estes espaços para ver colecções. É também um participante activo".
As crianças e os jovens até aos 16 anos, acompanhados pelas famílias, são o público-alvo deste programa, que decorrerá aos domingos rotativamente nos museus e monumentos seleccionados entre 22 de Março e 13 de Dezembro.
"É neste público que se cria o gosto pelos museus e a cultura", observou a secretária de Estado da Cultura, lembrando que a iniciativa não é inédita, mas visa "reforçar a oferta cultural" naqueles espaços tutelados pelo MC.
Os serviços educativos dos museus "têm tido uma relação crescente com as escolas, que é muito positiva", avaliou a governante, recordando outras iniciativas ligadas em particular a este público, como os roteiros criados recentemente em parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI).
Maria Paula Fernandes dos Santos sublinhou que este programa será levado a cabo como experiência, tal como o anterior projecto "5/as à Noite nos Museus", que decorreu durante o Verão de 2008, com horário alargado para visitantes e oferta de diversas actividades culturais, e que, segundo a responsável, vai regressar este ano.
"Ir a um museu começou a fazer parte da rotina de muitas pessoas", observou, defendendo ainda que, numa altura em que as crianças e jovens estão a desenvolver uma elevada consciência ecológica, "também é tempo de desenvolver uma maior sensibilidade para a cultura e o património".
As entidades tuteladas pelo IMC que vão estar envolvidas no projecto "Domingos das 10 às 13, Museus e Património...em Família" são a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Arte Antiga,o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Nacional do Teatro, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio Nacional de Mafra e o Palácio nacional de Queluz.
Sob a tutela do IGESPAR, participam o Panteão Nacional, o Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém, Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Parque Arqueológico do Vale do Côa.
O Museu Nacional dos Coches é o primeiro a participar no programa, domingo, dia 22 de Março, com um "Atelier de Douramento", sobre a talha dourada na decoração dos coches, para crianças com mais de quatro anos.
Todo o calendário do programa pode ser consultado nos sites do IMC (www.imc-ip.pt) e do IGESPAR (www.igespar.pt).
AG.
Lusa/Fim

Sem comentários: