quinta-feira, 5 de março de 2009

Natureza: Quase 25 por cento das espécies de antílopes em risco de extinção

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9393027.html
04 de Março de 2009, 01:15
Genebra, 04 Mar (Lusa) - Quase 25 por cento de todas as espécies de antílopes estão em risco de extinção, com cinco delas em maior perigo e uma que já desapareceu do seu meio natural apesar dos esforços para recuperá-la.
Um dos antílopes mais ameaçados em África é o Hirola, cuja população, em cativeiro, diminuiu entre 85 e 90 por cento desde 1980, segundo os novos dados da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.
As estatísticas, divulgadas na terça-feira, revelam que o Duiker de Ader, que se encontra na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e numa pequena área do Quénia, é o antílope que corre maior perigo a nível mundial, com uma quebra de cinco mil exemplares em 1983 para 640 em 1999, ano a que remontam as últimas informações sobre a população deste mamífero.
A redução e a deterioração da qualidade do seu "habitat", devido ao abate clandestino de árvores e caça, explicam a diminuição drástica da espécie.
A Gazela Dama, a maior das gazelas, segue o mesmo caminho... até ao seu desaparecimento do meio natural, com uma redução em 80 por cento da sua população.
Na Ásia, o antílope mais ameaçado é o Saiga, já que, além da redução do seu número, foram encontrados problemas que indicam a possibiliade de colapso reprodutivo, pelo que a Rússia, onde vive esta espécie, está a equacionar a possibilidade de expandir e criar novas áreas protegidas.
A União Internacional para a Conservação na Natureza defende igualmente a proibição do comércio da sua carne e dos chifres.
A quinta espécie de antílope em maior perigo é o Addax do deserto do Sara, do qual se estima que existam 300 exemplares, a maioria no Níger.
Da lista fazem igualmente parte mais nove espécies ameaçadas e outras tantas vulneráveis.
A espécie que já desapareceu do seu meio selvagem é o Oryx, ainda que haja alguns milhares de exemplares em cativeiro e tenham sido lançados projectos para os reintroduzir na natureza no Senegal, Marrocos e na Tunísia.
A Índia também é destacada pelos seus esforços efectivos na preservação dos antílopes.
ER.
Lusa/Fim

Sem comentários: