domingo, 22 de março de 2009

Norte-americanos mudam de opinião e passam a apoiar medidas contra o aquecimento global



http://www.ecodebate.com.br/2009/03/20/norte-americanos-mudam-de-opiniao-e-passam-a-apoiar-medidas-contra-o-aquecimento-global/
Durante o governo Bush quase 60% dos norte-americanos se opunham a implementação de ações mitigadoras do aquecimento global, temendo impactos negativos na economia e no mercado de trabalho. Agora, sob a administração Obama e diante de uma grave crise econômica, 90% dos norte-americanos dizem que os EUA devem agir para reduzir a emissão de gases estufa.
...
Quase quatro em cada cinco americanos apoiaram a adoção de um padrão de eficiência de combustível para automóveis, caminhões e SUVs, mesmo que isso significasse adquirir um novo veículo US $ 1000 mais caro.

Mais de 70% apoiaram a exigência de que empresas de energia elétrica produzam sua eletricidade com, pelo menos, 20% a partir de fontes renováveis de energia, mesmo que o custo médio por família, pelo consumo de eletricidade, tenha um custo adicional de US$ 100 por ano.

No entanto, apenas 53% dos entrevistados apoiou a criação de um sistema nacional cap-and-trade, uma das políticas que estão propostas pelo presidente Obama sob avaliação do Congresso. Além disso, apenas 115 dos norte-americanos apoiaram fortemente a proposta, ao passo que foi fortemente contestado por 23%.

48% disseram que pretendem avaliar as empresas, em termos de ações relacionadas com as mudanças climáticas, visando decidir o que e de quem comprar. Os pesquisados, no entanto, declararam que o principal obstáculo à compra consciente está em como saber quais empresas apoiar e quais punir, tendo em vista que não tinham informações confiáveis.

Os pesquisados acreditam que as medidas para reduzir o aquecimento global trarão vários resultados positivos: dois terços disseram que proporcionaria uma vida melhor para seus filhos e netos e salvariam muitas espécies vegetais e animais da extinção. Cerca de metade disse que iria melhorar a saúde das pessoas e reduziria o país da sua dependência do petróleo estrangeiro e protegeria uma criação de Deus.


http://envirocenter.research.yale.edu/uploads/climatechange-report2.pdf

Sem comentários: