domingo, 22 de março de 2009

Fórum Mundial da Água - Protecção de recursos hídricos junta especialistas na Turquia

Fórum Mundial da Água por Carlos Santos Neves,
Protecção de recursos hídricos junta especialistas na Turquia

RTP actualizado às 11:26 - 16 Março '09
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Proteccao-de-recursos-hidricos-junta-especialistas-na-Turquia.rtp&article=208386&visual=3&layout=10&tm=7
...
A Terra é hoje a casa de 6,6 mil milhões de pessoas. Até 2050, esse número deverá crescer em 2,5 mil milhões, com maior incidência nos países em vias de desenvolvimento. Sem uma acção urgente, alertam as Nações Unidas, a humanidade encaminha-se para uma crise de proporções globais. E os recursos hídricos "ainda não são uma questão suficientemente política", como constata Daniel Zimmer, membro do Conselho Mundial da Água.

"Um dos objectivos é fazer com que os políticos compreendam que a água devia estar no topo das suas agendas domésticas e que é necessária para o bem-estar, estabilidade e saúde das suas populações", afirmou o especialista em declarações à agência Reuters.

A 21 anos das estimativas mais negras das Nações Unidas, são já centenas de milhões os seres humanos expostos ao risco de desastres relacionados com a água. No imediato, a escassez do precioso recurso constitui, nas palavras do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, um "potente combustível para guerras e conflitos".

Protestos sublinham urgência

Ao longo da semana, os participantes no Fórum Mundial da Água vão ser protagonistas em 115 sessões de debate. Três anos depois do evento antecessor, Istambul quer ser o ponto de partida para uma gestão mais responsável dos recursos hídricos do planeta, uma tarefa ambiciosa que impõe uma redefinição em contra-relógio dos pressupostos das relações internacionais, do primado dos combustíveis fósseis para uma era do ambiente e da protecção dos recursos naturais.

Na véspera do Fórum, uma projecção de efeitos do aquecimento global veio vincar ainda mais a premência da agenda de Istambul: a partir de 2100, o Árctico deverá ficar privado de gelo no mês de Setembro e o nível do mar poderá subir em pelo menos um metro, condenando 600 milhões de pessoas ao êxodo.

A ilustrar o potencial de conflito do dossier da água, centenas de manifestantes juntaram-se esta segunda-feira em Istambul para contestar o que dizem ser os interesses empresariais subjacentes ao Fórum Mundial e o pouco interesse pelas necessidades dos cidadãos. "A água é o povo, é a vida, não está à venda", gritavam os activistas enquanto a polícia turca polvilhava o local da manifestação com gás lacrimogéneo.
...

Sem comentários: