sábado, 21 de março de 2009

Sobre o Fórum Mundial da Água

http://redeenergia.org/?p=1599
Sobre o Fórum Mundial da Água:
O Fórum Mundial da Água (World Water Forum) é o mais importante evento mundial sobre a água. É organizado a cada três anos como um empreendimento conjunto entre o World Water Council e o governo do país anfitrião. As quatro primeiras edições foram realizadas no Marrocos (1997), na Holanda (2000), no Japão (2003) e no México (2006), e o 5º World Water Forum acontecerá em Istambul, Turquia, em março de 2009. Site: http://www.worldwaterforum5.org/.

Sobre o Conselho Mundial da Água:
O Conselho Mundial da Água (World Water Council) é uma organização internacional independente, cujo objetivo é promover o manejo sustentável da água em todo o mundo. Possui mais de 300 organizações filiadas, incluindo governos, organizações não-governamentais, empresas, redes de profissionais e instituições de pesquisas baseadas em mais de 50 países. O Conselho Mundial da Água traz à esfera pública informações e conhecimento sobre questões relacionadas à água. Seu trabalho se concentra em despertar atencão e incentivar vontade política para ampliar o acesso à água e ao saneamento e promover o manejo criterioso dos recursos hídricos. A sede do World Water Council fica em Marselha, na França.Site: http://www.worldwatercouncil.org/

FATOS SOBRE ÁGUA:
* De toda a água na Terra, 97,5% são compostos por água salgada e, dos 2,5% restantes de água doce, cerca de 70% estão congelados nas calotas glaciais polares. Os outros 30% de água doce estão, em sua maior parte, presentes como umidade do solo ou em aquíferos subterrâneos.
* Para assegurar nossas necessidades básicas, todos precisamos de 20 a 50 litros de água livre de contaminantes nocivos todo dia.
* 1,1 bilhão de pessoas vivem sem água potável.
* 2,6 bilhões de pessoas vivem sem saneamento adequado.
* Em áreas mal servidas de água e saneamento, a taxa de mortalidade infantil é 10 a 20 vezes maior que em áreas com em que estes serviços são adequados.
* 3.900 crianças morrem todos os dias por doenças transmitidas pela água.
* Uma criança nascida no mundo desenvolvido consume 30 a 50 vezes mais água que uma criança que vive em países em desenvolvimento.
* Globalmente, a diarréia é a principal causa de doenças e mortes. Suas vítimas somam cerca de 1,8 milhão de pessoas a cada ano.
* No mundo em desenvolvimento, 70% dos resíduos industriais são despejados sem tratamento e poluem as reservas de água. De 300 a 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, lixo tóxico e outros resíduos são despejados todo ano pelas indústrias.
* Para produzir um quilograma de carne, são necessários algo entre 5.000 e 20.000 litros de água. A quantia total de recursos hídricos usados para produzir um alimento é denominada de “água virtual”. Produzir 1kg de carne requer a mesma quantidade de água usada por uma família de tamanho médio por 10 meses (50 litros/pessoa/dia).
* 50% das zonas úmidas do mundo (como pântanos) desapareceram desde 1900.
* Aproximadamente 70% de toda água doce disponível é usada para irrigação.
* Estima-se que as nações da OCDE precisem investir pelo menos US$ 200 bilhões por ano para substituir sua antiquada infraestrutura de água e garantir o suprimento, reduzir taxas de vazamento e proteger a qualidade da água.
* Até 2075, o número de pessoas que viverão em regiões com falta crônica de água é estimado em 3 a 7 bilhões.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Water Partners International(WPI), Stockholm International Water Institute (SIWI).

Sem comentários: