quinta-feira, 12 de março de 2009

Guantanamo: Cinco prisioneiros assumem culpas pelo 11 de Setembro e afirmam-se orgulhosos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9419413.html
10 de Março de 2009, 20:31

Washington, 10 Mar (Lusa) - Cinco presos de Guantanamo, acusados de conspiração nos atentados de 11 de Setembro, entregaram hoje um documento ao tribunal em que se declaram culpados e orgulhosos dos seus actos contra os Estados Unidos.

O documento, tornado público por um juiz do tribunal militar, está assinado por Khaled Cheikh Mohammed, que se pensa ter sido o cérebro do ataque às torres gémeas nova-iorquinas a 11 de Setembro de 2001, Ali Abd al-Aziz Ali, Wallid ben Attash, Ramzi ben al-Shaiba e Mustapha al-Hawsawi.

Estes cinco prisioneiros de Guantanamo deverão responder em tribunal por crimes de guerra, que lhes podem valer a condenação à morte, apesar de o julgamento estar suspenso desde Dezembro para avaliar o estado psicológico de dois dos cinco acusados.

No documento entregue, de seis páginas e com o título "A resposta islâmica às nove acusações do governo", os acusados classificam os Estados Unidos de "criminosos de guerra de primeira classe" e justificam o seu ataque com a necessidade de "defender o país, a religião, a terra."

"Matar-vos, combater-vos, destruir-vos e aterrorizar-vos, responder aos vossos ataques são acções consideradas como um dever legítimo à luz da nossa religião. Nós oferecemos estes actos a Deus.", lê-se no documento.

O porta-voz do Pentágono, Jeffrey Gordon, considerou que este documento é uma "tentativa destes acusados de fazerem mais publicidade" à Al-Qaeda.

NZD/MF.
Lusa/fim.

Sem comentários: