sábado, 21 de março de 2009

5. Fórum Mundial da Água

http://www.maotdr.gov.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=234
O Fórum Mundial da Água (FMA) é um evento da iniciativa do Conselho Mundial da Água, e realiza-se de três em três anos desde 1997.
É o maior evento internacional sobre a Gestão da Água e assume-se como um fórum de participação e diálogo entre os múltiplos intervenientes no sector da Água no mundo, que procura influenciar o processo de tomada de decisão ao nível das políticas globais para o sector, no sentido de um desenvolvimento sustentável do planeta.
O 5º Fórum Mundial da Água, cujo tema principal é “Bridging Divides for Water” (Unindo as Divisões da Água), será um ponto de referência obrigatório no debate sobre a Gestão da Água no Mundo, através de um processo participativo e focalizado na acção, envolvendo a comunidade técnica e científica, o mundo empresarial, as autoridades nacionais , regionais e locais, as organizações não governamentais e todos os interessados nas temáticas da Água. Por despacho ministerial, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional designou uma equipa constituída pelo INAG, pelo GRI e pela Parque Expo e coordenada pela Engª Alexandra Serra para dinamizar a participação portuguesa no 5º Fórum Mundial da Água. Nesse despacho é sublinhada a importância do envolvimento e da dinamização da participação de especialistas nacionais e de associações profissionais do sector, com especial destaque para a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, dada a natureza transversal e abrangente com que o tema da água é tratado neste Fórum.
A participação portuguesa neste fórum será centrada no tema Superando a Escassez da Água, rumo à Sustentabilidade.A escolha do tema justifica-se claramente, numa época em que Portugal, juntamente com outros países da UE, tem vindo a evidenciar a necessidade de que o problema da escassez de água seja enquadrado numa política europeia, tal como a que existe para as cheias, deixando de estar sujeito a intervenções pontuais. De facto, embora tradicionalmente os problemas associados à escassez da água e às secas fossem considerados dos países do Sul da Europa, nos últimos dois anos temos vindo a assistir a uma crescente consciencialização da sua gravidade em muito países do norte e do centro da Europa.
No Reino Unido, pelo segundo ano consecutivo, foram impostas restrições a quase três milhões e meio de consumidores. Na Itália e na Grécia viveram-se, em 2007, situações críticas de seca em várias bacias hidrográficas. Previsões recentes apontam para que a escassez de água afecte 17% do território europeu e pelo menos 11% da população da União Europeia.
Está ainda fresca na nossa memória, a seca de 2005 em Portugal, uma das piores secas de sempre, com prejuízos equivalentes a 1% do PIB nacional. Assim, o tema Superando a escassez de água, rumo à sustentabilidade permitirá dar visibilidade não só aos problemas de seca e escassez que Portugal enfrenta, cada vez com maior frequência mas, principalmente, à integração de políticas e de acções em curso no país direccionadas para uma gestão dos recursos hídricos cada vez mais sustentável e orientada para ultrapassar os desafios que se colocam num quadro de mudanças à escala global.
Na realidade, a situação geográfica de Portugal, entre o Atlântico e o Mediterrâneo, coloca o país numa posição privilegiada no contexto europeu no que se refere à prossecução das abordagens e iniciativas para lidar com os novos paradigmas da Gestão da Água.
No blog gerido pelo Comissariado da participação portuguesa (http://portugalnoforum.wordpress.com) pode encontrar mais informação sobre o 5º Fórum Mundial da Água.

Sem comentários: