terça-feira, 17 de março de 2009

Património: Biblioteca Britânica dá como "extraviados" mais de 9000 livros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9444564.html
17 de Março de 2009, 11:34
Londres, 17 Mar (Lusa) - Mais de 9 000 livros, entre os quais tratados renascentistas de teologia e alquimia e un texto de astrologia medieval, estão dados como "extraviados" na Biblioteca Britânica, noticia hoje o jornal The Guardian.
Os responsáveis da Biblioteca não crêem que os livros tenham sido roubados, admitindo, sim, que estejam "perdidos" nos 650 quilómetros de estantes da instituição.
Um dos livros de que se perdeu o rasto é "Da usura legal e ilegal dos cristãos", do teólogo alemão do século XVI Wolfgang Musculus. A Biblioteca avalia a obra em 22.000 euros.
"Extraviadas" andam também uma Carta de Astrologia publicada em 1555, da autoria do famoso filósofo judeu de Córdoba Maimónides (1135-1204), primeiras edições de "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, e "Canzoni", do poeta norte-americano Ezra Pound.
Segundo Jennifer Perkins, da Biblioteca Britânica, um livro é considerado "extraviado" quando um leitor o reclama e não aparece na estante em que, normalmente, deveria estar.
Os tesouros maiores da Biblioteca, entre os quais a Magna Carta, são guardados numa galeria especial submetida a controlos de conservação e segurança extraordinários.
Muitas das perdas ocorreram pouco tempo antes ou depois de 1998, ano em que a colecção foi transferida do Museu Britânico para um moderno edifício próximo da estação de St. Pancras.
Em Janeiro último, um coleccionador iraniano chamado Farhad Hakimzadeh foi preso por ter "desviado" mapas, ilustrações e folhas de vários volumes muito valiosos dos fundos da Biblioteca.
RMM.
Lusa/fim

COMENTÁRIO:
"Muitas das perdas ocorreram pouco tempo antes ou depois de 1998, ano em que a colecção foi transferida do Museu Britânico para um moderno edifício próximo da estação de St. Pancras."
E são livros, bem mais fáceis de transferir, catalogar e organizar que o património do museu de arqueologia... que os nossos políticos querem agora transferir de rajada...
Vai acontecer trinta vezes pior aqui, que aconteceu aos livros da biblioteca!!!
Mas... é só o nosso património... coisa de pouca importância para os nossos dirigentes máximos.
Vamos ter que chamar o D. Afonso Henriques para limpar estas terras dos que por aqui andam a fazer estas coisas... Não são Lusitanos decerto.
Vão acabar com muito do património do museu de arqueologia!

Sem comentários: