http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9411113.html
08 de Março de 2009, 19:00
Lisboa, 08 Mar (Lusa) - Os países em desenvolvimento enfrentam uma falta de liquidez superior a 700 mil milhões de dólares (552 mil milhões de euros) para pagar as importações e cumprirem o pagamento das dívidas este ano, afirmou o Banco Mundial.
A economia mundial está em contracção pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, com um crescimento de pelo menos 5 pontos percentuais abaixo do seu potencial, refere o Banco Mundial num relatório divulgado hoje.
"Precisamos de reagir em tempo real perante uma crise crescente que está afectar as pessoas nos países em vias de desenvolvimento, afirmou o presidente do Banco Mundial Robert Zoellick em comunicado.
O responsável diz que os governos e as instituições de crédito têm que agir para "evitar agitações políticas e sociais".
O comércio mundial deverá registar este ano o seu maior declínio em 80 anos, com a Ásia a sofrer a queda mais acentuada, afirmou o banco.
A produção industrial mundial deverá este ano ficar 15 por cento abaixo dos níveis de 2008.
O relatório refere que 94 dos 116 países em vias de desenvolvimento estão a registar um abrandamento económico, com a pobreza a aumentar em 43 países.
A consequência será o aumento da dependência da ajuda externa, afirma o Banco Mundial.ACF.
Lusa/fim
domingo, 8 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário