quinta-feira, 12 de março de 2009

Media: Cartoons animados integram grelha da SIC Notícias

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9424075.html
11 de Março de 2009, 20:53

Lisboa, 11 Mar (Lusa) - Os cartoons que povoam as páginas de jornais e revistas ganharam vida através de um projecto de quatro ilustradores nacionais, que foi hoje apresentado em Lisboa, e desde sábado pode ser visto todos os dias na SIC Notícias.

"Há mais de dois anos, que andamos a batalhar nisto. É a sequência lógica do humor gráfico. Se a realidade está sempre a mexer, não há razão para que o cartoon esteja quietinho", disse João Paulo Cotrim, um dos mentores do Spam Cartoon, durante a apresentação do projecto.

Os ilustradores Cristina Sampaio, João Fazenda, André Carrilho e João Paulo Cotrim são os responsáveis pelos microfilmes com uma duração entre os 15 e os 30 segundos, cuja sonoplastia está a cargo de José Condeixa.

Os cinco apresentaram o projecto à SIC Notícias, que de imediato ficou interessada em pô-lo no ar.

"Pegaram no desenho gráfico e animaram-no. Transformaram em microfilmes cartoons que habitualmente apareceriam em jornais e revistas", disse o director do canal.

António José Teixeira define o Spam Cartoon como um "espaço de opinião livre, provavelmente muitas das vezes perturbador".

"Numa estação de notícias habitualmente não há humor. Este é um trabalho pioneiro, na sequência do que a SIC Notícias tem feito. Este grupo de ilustradores teve uma ideia pioneira, simples mas de que até agora ninguém se tinha lembrado", referiu.

Todos os sábados, às 19:00, a SIC Notícias estreia um novo microfilme, que é repetido às 23:00.

O mesmo cartoon animado volta a ser exibido durante o resto da semana nos mesmos horários.

JRS.
Lusa/Fim.

Sem comentários: