quinta-feira, 12 de março de 2009

Museu de Arqueologia: Instalação na Cordoaria Nacional "é um risco perigoso" - arqueólogos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9423820.html
11 de Março de 2009, 20:05

Lisboa, 11 Mar (Lusa) - Os responsáveis da Plataforma pelo Património Cultural (PP-CUL) desaconselharam a instalação do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) na Cordoaria Nacional por se encontrar numa zona de "elevado risco sísmico".

Os arqueólogos Luís Raposo e Jacinta Bugalhão falavam aos jornalistas no final de um reunião com o assessor para a Cultura do primeiro-ministro, a quem entregaram "uma carta de protesto" na qual existem a suspensão das obras do novo Museu dos Coches.

"Instalar o Museu de Arqueologia na Cordoaria Nacional é um risco perigoso", alertaram os dois arqueólogos.

A Cordoaria situa-se "na zona de maior risco sísmico da cidade de Lisboa, onde não é prudente guardar ou expor tesouros nacionais únicos", explicaram Luís Raposo e Jacinta Bugalhão.

Os dois responsáveis apontaram vários factores que "exigem uma alteração tal na Cordoaria que esta se descaracteriza", salientando que o edifício localizado na Junqueira "também é um monumento nacional".

"Desde o telhado em telha vã à necessária climatização e regras de segurança, há um conjunto de necessidades que implica construir uma coisa nova dentro da própria Cordoaria, retirando-lhe a traça", disse por seu turno João Aguiar, membro da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios, também presente na reunião.

"A Cordoaria tem de ser respeitada enquanto tal", sublinharam.

Numa audição parlamentar a 03 de Fevereiro, o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, questionado pela oposição sobre a mudança dos Serviços de Arqueologia do seu Ministério que se encontram nos terrenos onde ficará instalado o futuro Museu dos Coches, referiu que chegou a acordo com o Ministério da Defesa para que o edifício da Cordoaria Nacional passe para o seu Ministério e que aí instalará todos os serviços de arqueologia.

Mais tarde, por insistência dos deputados, o ministro acabou por admitir que essa transferência também abrangeria o MNA e dias depois, em entrevista ao Público, clarificou o assunto.

O Museu Nacional de Arqueologia "vai ser reinstalado e na Fábrica Nacional de Cordoaria. Já tem um projecto que ainda não está determinado nos seus detalhes. Neste momento há um acordo para que o actual espaço do MNA seja transmitido para a Defesa. Vai ser uma extensão do Museu da Marinha, onde ficará a arqueologia subaquática", disse o ministro ao jornal.

O MNA está instalado no Mosteiro dos Jerónimos há mais de 100 anos e em 2008 foi o segundo museu nacional mais visitado, a seguir ao Museu dos Coches.

NL.
Lusa/Fim

Sem comentários: