terça-feira, 3 de março de 2009

Em Portugal!...Águia-imperial morta a tiro

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1158505
00h30m
"O macho do único casal de águia-imperial que nidificou em Portugal no ano passado foi encontrado morto junto ao ninho. A ave foi atingida por chumbos de caçadeira, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que vai apresentar queixa no Ministério Público e já notificou o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.
O ninho do animal fica na área do Vale do Guadiana, "numa zona abrangida por uma zona de caça associativa", refere o ICNB em comunicado. A morte terá ocorrido entre 21 e 23 de Fevereiro, resultante de um acto que configura "contra-ordenação ambiental muito grave", segundo o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Ainda de acordo com o instituto, a cria do casal já abandonara o ninho.
A águia-imperial (aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas do Mundo, sendo classificada como estando "em perigo de extinção". É considerada "globalmente ameaçada" na Europa e "criticamente em perigo" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Trata-se, assim, de uma espécie prioritária para a conservação da natureza, de acordo com a legislação europeia.
Calcula-se que existam no nosso país menos de dez águias imperiais, confirmando-se a sua presença no troço superior do rio Tejo e respectivos afluentes, na bacia do rio Guadiana, nomeadamente nas Zonas de Protecção Especial de Moura/Mourão/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde."

Jornal de Notícias - 2009.03.03

Sem comentários: