quarta-feira, 29 de abril de 2009

Espanha confirma 10 casos de gripe suína

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=385380
DD, 29 de Abril de 2009
O Governo espanhol confirmou hoje que o número de pacientes com gripe suína no país já ascende a 10, entre os quais se encontra uma pessoa que não viajou para o México.
Os dados foram revelados na câmara baixa do Parlamento pela ministra de Saúde e Política Social espanhola, Trinidad Jiménez, que afirmou que os seis novos casos se registaram na região da Catalunha.
Além dos 10 casos confirmados no total existem outros 53 em estudo, segundo a ministra, que reiterou que nenhum dos pacientes está em estado grave.
O Ministério da Saúde alterou hoje em seu site a denominação de «gripe suína» por «nova gripe», seguindo as recomendações da Comissão Europeia.
O organismo europeu considera que a doença causada pelo vírus A/H1N1 não deveria ser designada de gripe suína, porque não foi detectada em animais, o que poderia estar a causar danos desnecessários ao sector suíno.
A Comissão Europeia recomenda que se designe a doença de «nova gripe», para evitar consequências «desastrosas e injustificadas» na indústria suína, sobretudo no período de crise actual.
No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém por enquanto a denominação de gripe suína.
O receio de um possível contágio fez com que três pessoas que pretendiam voar hoje de Madrid para Barcelona se recusassem a embarcar no mesmo avião em que estavam passageiros que acabavam de chegar de Cancún, no México.
México, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Israel, Reino Unido, Alemanha, Costa Rica e Nova Zelândia confirmaram até agora casos desta nova gripe.

Sem comentários: