domingo, 26 de abril de 2009

Gripe suína: as medidas de precaução multiplicam-se no mundo


http://noticias.sapo.pt/info/artigo/991367.html
26 de Abril de 2009, 19:26
As medidas de precaução para identificar o mais rapidamente possível os possíveis portadores do novo vírus da gripe suína que surgiu no México, onde já matou 20 pessoas, e nos EUA, multiplicam-se no mundo inteiro.
A preocupação aumentou desde que a Organização Mundial da Saúde informou, sábado, que a gripe gerou uma situação grave e pode claramente provocar uma epidemia.
Diversos países da América Latina, como o Brasil, mais próximos do epicentro onde a doença foi detectada, têm estado a anuciar, desde sexta-feira, medidas de precaução.
As autoridades de Saúde de Brasil, Peru, Chile e Costa Rica activaram planos de vigilância sanitária. No Peru, a vigilância dos turistas provenientes do México e dos EUA foi intensificada, enquanto no Chile o pessoal da área de saúde e a opinião pública foram alertados.
No Equador, medidas de prevenção e controle foram adoptadas nos portos e aeroportos. Na Colômbia, cinco passageiros provenientes do México foram colocados sob observação e as autoridades sanitárias foram convocadas sábado para adoptar um plano de prevenção.
No norte do continente americano, a ministra canadiana da Saúde, Leona Aglukkaq, pediu mais vigilância aos canadianos.
Na Europa, seis espanhóis que voltavam do México foram colocados sob vigilância por suspeita de estarem com gripe suína. As autoridades recomendam aos espanhóis prudência antes de ir ao México e sugerem aos que pretendem ir para se informarem do avanço da epidemia.
Na Rússia, o primeiro-ministro, Vladimir Putin, assinou domingo uma ordem, criando uma comissão de prevenção contra a propagação da gripe suína no território. Além disso, suspendeu a importação de carne e derivados do México e países vizinhos.
Na França, onde há duas suspeitas da doença, o ministério da Saúde accionou uma célula de crise, que deve principalmente orientar os franceses que vivem no México. O centro de crise do ministério dos Assuntos Estrangeiros adoptou um método para informar o público.
Na Alemanha, os serviços do ministério alemão da Saúde estão prontos para enfrentar possíveis casos da gripe suína e vão informar a população da dimensão do risco.
O continente asiático activou um alerta este fim-de-semana e pediu cuidado aos turistas.
Na China, as autoridades indicaram que estão a estudar medidas de inspeção e de quarentena para se precaver diante do risco de pandemia.
No Japão, as autoridades reforçaram os controles nos aeroportos com os passageiros procedentes do México. Foram distribuídas máscaras e medem a temperatura dos passageiros para identificar eventuais casos de febre.
Na Nova Zelândia, um grupo de 22 estudantes e 3 professores estão em quarentena depois de terem passado três semanas no México. As autoridades locais pedem às pessoas que apresentarem sintomas de gripe que consultem um médico.
SAPO/AFP

Sem comentários: