terça-feira, 28 de abril de 2009

Confirmação de gripe suína local nos EUA pode desencadear alerta 5

A confirmação de casos locais de gripe suína nos Estados Unidos pode significar o desenvolvimento de um novo foco da doença fora do México, o que justificaria passar para o nível 5 do alerta de pandemia, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Caso tivéssemos uma confirmação de casos locais nos Estados Unidos, em princípio, poderíamos passar à fase 5", explicou numa entrevista colectiva em Genebra o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.
As autoridades americanas, que registraram mais de 40 casos de gripe suína, deram conta ontem de 28 pacientes com sintomas suaves confirmados numa escola da zona leste de Nova Iorque e 17 possíveis doentes.
"Ainda estamos à espera de uma confirmação final das autoridades americanas, mas, neste caso, o Comité de Emergência da OMS poderia tomar a decisão de aumentar outra vez o nível de alerta da pandemia", declarou o porta-voz da Organização Mundial de Saúde.
A passagem ao nível 5, o penúltimo nivel antes da declaração de pandemia, significa que a pandemia não apenas é iminente, como inevitável.
"Se passarmos à fase 5 será uma mudança de grande importância", insistiu o porta-voz. De acordo com os critérios da OMS, o surgimento de um foco infeccioso num segundo país justifica o alerta de nível 5.
Fora do México, o vírus da gripe suína de um tipo sem precedentes já provocou doentes humanos não fatais diagnosticados nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Grã-Bretanha, Israel e Nova Zelândia.
No entanto, todos os casos confirmados até ao momento fora do México pela OMS são de pessoas que estiveram no país ou têm uma relação familiar com as vítimas, o que não confirma, para já, o desenvolvimento do foco da doença fora do México.
SAPO/AFP

Sem comentários: