domingo, 19 de abril de 2009

Agricultura: É "obrigatório" duplicar produção agrícola até 2050 - FIDA

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9571599.html
Lisboa, 19 Abr (Lusa) - O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) defendeu hoje que é "obrigatório" duplicar a produção agrícola até 2050 para garantir a segurança alimentar no mundo.
"É obrigatória duplicar a produção agrícola, a população mundial tem crescido tremendamente" disse Kanayo Nwanze, numa conferência de imprensa à margem da reunião dos ministros da Agricultura do G8, a decorrer no nordeste da Itália.
"Esperamos que os países do G8 e os países em desenvolvimento" presentes na reunião aprovem "um plano de acção concreto e não uma nova declaração", tendo em conta que se está a assistir a "uma verdadeira reviravolta" e a agricultura "é a chave para o crescimento económico dos países em desenvolvimento" e a "segurança alimentar um elemento-chave para a segurança internacional", sublinhou o presidente da agência das Nações Unidas.
O nigeriano Kanayo Nwanze espera que os ministros da Agricultura levem "muito sério" o apelo para que se comece a ver um "crescimento contínuo dos investimentos e da produtividade agrícola".
O presidente do FIDA participou hoje na reunião dos ministros da Agricultura do G8 juntamente com outros representantes internacionais, como o Banco Mundial, União Africana e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
Pela primeira vez, os ministros da Agricultura do G8 (Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Japão, França, Canadá, Grã-Bretanha e Itália) reúnem-se para debater sobretudo a segurança alimentar.
Os ministros da Agricultura do Brasil, China, Índia, México, África do Sul, Argentina, Austrália e Egipto também participam no encontro, que termina segunda-feira.
CMP.
Lusa/fim

Sem comentários: