http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9557824.html
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - O deputado do PS Joaquim Ventura Leite considerou hoje que "o país está num rumo que, não sendo corrrigido, irá conduzir ao desastre, ou pelo menos ao descrédito no plano internacional".
Utilizando os dez minutos de que cada deputado dispõe para usar da palavra por sessão legislativa, Ventura Leite defendeu que "este momento exige um novo contrato social, como é hoje admitido em países como os Estados Unidos" e que é preciso "valorizar o terceiro sector".
Por outro lado, na declaração em plenário que fez "sem vincular o grupo parlamentar do PS", Ventura Leite propôs que, em termos económicos, se dê prioridade ao "combate ao desperdício" e ao "aproveitamento competitivo dos recursos nacionais".
"Apesar da nossa evolução positiva, na realidade temos visto os nossos parceiros afastarem-se de nós de forma contínua ao longo das últimas três décadas, independentemente dos governos ou até da entrada na Comunidade Económica Europeia (CEE)", disse o economista.
Ventura Leite destacou o facto de o endividamento do Estado, empresas e famílias ter crescido mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dez anos, concluindo: "Os recursos à disposição do país não se traduziram em aumento proporcional da nossa capacidade produtiva e da competitividade".
O deputado do PS, licenciado em Finanças, acrescentou que, "sobretudo depois da adesão ao Euro, o país viu crescer um sector de produção de bens não transaccionáveis que evoluiu sem qualquer controlo, distorcendo e agravando preços e custos de produção".
...
Como resposta, o socialista propôs que sejam aproveitados os "mais de dez mil milhões de euros" de recursos económicos que, segundo os seus cálculos, "o país desperdiça anualmente nas mais variadas áreas".
...
"A Assembleia da República não pode fugir às suas responsabilidades, limitando-se à crítica sistémica aos governos ou ao apoio sistémico aos mesmos", concluiu o deputado do PS.
IEL.
Lusa/Fim
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário