sexta-feira, 23 de outubro de 2009

JN - Douro: Sétimo no ranking mundial de turismo sustentável

JN 20091023
EDUARDO PINTO
A National Geographic Society classificou o Douro como o sétimo destino turístico sustentável do mundo, numa lista que engloba 133 regiões. Ficou mesmo à frente da Toscana, em Itália, ou do centro histórico de Salzburgo, na Áustria. Ambos ficaram em 17º lugar.
A notícia foi avançada, ontem, pela Estrutura de Missão do Douro, cujo chefe de Missão, Ricardo Magalhães, considerou o reconhecimento como "excepcional", uma vez que "confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência". Acrescentou que os "elevados critérios de sustentabilidade e qualidade" adoptados nos últimos anos já estão a dar frutos.
O Algarve também é mencionado na lista da NGS, mas foi incluída pelos avaliadores no grupo dos destinos turísticos com susceptibilidades.
A avaliação dos destinos foi feita por 437 especialistas altamente viajados e conhecedores das melhores regiões turísticas dos cinco continentes. No topo da lista colocaram a região norueguesa de Fjords, que já havia sido reconhecida como o melhor destino turístico sustentável do mundo em 2004, quando a NGS promoveu a primeira avaliação.
À frente do Vale do Douro português ficaram ainda as regiões de "South Island", na Nova Zelândia; o "Kakadu National Park", na Austrália; a fortaleza de "Alhambra" e a zona medieval de Granada, em Espanha; e as "Torres del Paine", no Chile.
Entretanto, a Estrutura de Missão de Douro anunciou que pretende firmar com a NGS um protocolo para garantir a adesão do Douro ao Centro de Destinos Turísticos Sustentáveis, assim como a promoção da região vinhateira nos canais promocionais da National Geographic.

Sem comentários: