quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cegos: Associação apresenta futura sede, que pretende ser modelo de edifício acessível

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10235036.html
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) apresenta hoje o projecto da sua futura sede, que pretende ser o primeiro edifício público a reunir todas as regras de acessibilidades pensadas para facilitar a vida dos deficientes visuais.
A apresentação deste projecto arquitectónico visa assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca e surge também no ano em que a associação faz vinte anos de existência.
Segundo Carlos Lopes, presidente da ACAPO, a inovação é que vai ser o primeiro edifício público em Portugal a reunir todas as acessibilidades, por cumprir a legislação e por ter todos os pormenores pensados para os deficientes visuais.
.
.
Castelo Branco: Autarcas num jantar às escuras que assinala Dia da Bengala Branca
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10237540.html
Castelo Branco, 15 Out (Lusa) - O presidente da câmara e o presidente da junta de Castelo Branco são duas das figuras locais que jantam hoje com os olhos vendados, numa refeição às escuras promovida pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
A iniciativa assinala o Dia da Bengala Branca "para mostrar às pessoas com visão normal as dificuldades dos invisuais", disse à Agência Lusa, Aníbal Marques, presidente da delegação de Castelo Branco da ACAPO.
Ao todo, cerca de 30 pessoas vão comer privadas da visão e deverão enfrentar dificuldades em coisas tão simples "como deitar água ou vinho para os copos ou comer carne em que os ossos não ajudam nada", exemplifica aquele responsável, ele próprio invisual.

Sem comentários: