quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Peneda-Gerês: Plano de Ordenamento do Parque Nacional introduz conceito de "todo o parque aberto aos visitantes"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10256790.html
Braga, 20 Out (Lusa) - O Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, cuja discussão pública começa quarta-feira, introduz "o conceito de "todo o parque aberto aos visitantes", já que deixa de haver zonas interditas, disse, hoje, em Braga, o seu director.
Lagido Domingos, que preside à gestão das reservas ambientais do Norte, adiantou, em conferência de imprensa, que o Plano de Ordenamento "reforça a integração do conceito de ecossistema enquanto fornecedor de serviços e plataforma de desenvolvimento sustentável, como sucede com o mercado do carbono, os produtos florestais e silvo-pastoris e a visitação".
O documento, introduz, ainda, o conceito de "wilderness (lugar selvagem)", ou seja, de "espaços naturais, pouco artificializados pelo homem, estratégicos para a preservação de espécies de elevado valor ecológico".
.
Peneda-Gerês: Plano de Ordenamento do Parque Nacional interdita investimentos em energia eólica e mini-hídricas
Braga, 20 Out (Lusa) - O Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, cuja discussão pública começa quarta-feira, interdita os investimentos no seu território nos sectores da energia eólica e das mini-hídricas, disse, hoje, em Braga, o seu director.
Lagido Domingos, que preside à gestão das reservas naturais do Norte, justificou a proibição com o facto de a totalidade dos projectos até agora apresentados terem todos parecer negativo em estudos de impacto ambiental
"Os estudos dizem que esses investimentos põem em causa valores naturais relevantes", referiu, sustentando que, por isso, "será mais adequado e transparente" interditá-los.

Sem comentários: