segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Lince ibérico: Centro de reprodução quer minorar impacte ambiental da barragem de Odelouca

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10267903.html
Silves, Faro, 25 Out (Lusa) - O primeiro centro nacional de reprodução em cativeiro do lince ibérico em Portugal nasce para compensar os impactes ambientais da barragem de Odelouca, uma imposição da União Europeia para finalizar uma obra suspensa durante três anos.
Para minimizar eventuais impactes ambientais em Sítio Rede Natura 2000 decorrentes da construção da Barragem de Odelouca - um investimento total de 125,7 milhões de euros - foi definido um programa de compensação.
No programa de compensação incluiu-se um centro para a conservação do lince ibérico, em consonância com as linhas estratégicas nacionais e espanholas, mas também a recuperação e a manutenção de um habitat favorável para o lince ibérico e para o coelho bravo, um projecto na Herdade da Parra.
.
Lince ibérico: Primeiro de 16 animais chega segunda-feira a Portugal
Lisboa, 25 Out (Lusa) - O primeiro de 16 linces que vão ser introduzidos em Portugal para evitar a extinção da espécie, que existe apenas na Península Ibérica, chega segunda-feira ao centro nacional de reprodução em Silves, no Algarve.
A fêmea lince de cinco anos chama-se Azahar, nome árabe para flor de laranjeira. Não nasceu em cativeiro e quase engravidou no ano passado, suspeitando-se que para o insucesso tenha contribuído o stress urbano do seu actual habitat no parque de Jerez de la Frontera, contou à Lusa fonte do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).
Desde a década de 1980 que não existem populações estáveis de lince em Portugal, embora no ano 2000 tenham sido recolhidos dejectos de lince que comprovaram a sua presença em território nacional e desde aí se tenham registado alguns avistamentos da espécie em locais próximos da fronteira com Espanha.

Sem comentários: