segunda-feira, 12 de outubro de 2009

JN - Abrir portas a um milhão de pessoas com mobilidade reduzida

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1387571
"Salvador" leva portadores de mobilidade reduzida a experimentarem desportos radicais
JN 2009.10.11 - ANA GASPAR
Em Portugal, há um milhão de pessoas portadoras de uma deficiência, "que mal se vêem". O programa que a RTP1 estreia esta noite pretende dar-lhes visibilidade de uma forma positiva, através de actividades radicais.
Salvador Mendes de Almeida, também ele numa cadeira de rodas, apresenta o programa com o seu nome. O objectivo de "Salvador" é desafiar, em cada emissão, um convidado com deficiência a superar os seus limites através de uma aventura radical. E também dar a conhecer histórias de pessoas para quem o dia-a-dia se faz a vencer obstáculos. Ajudando, assim, à sensibilização da sociedade para a inclusão das pessoas com deficiência.
O convidado de hoje é Nuno Brites. Um jovem de 14 anos que sofre de artrogripose, um vírus que se instala no útero materno durante a gestação e que atrofia os membros superiores e inferiores. Bruno vai andar de caiaque e de moto de água e praticar bodyboard. O programa, tal como os restantes 12, vai para o ar a seguir ao "Telejornal". Tem periodicidade semanal.
O actor Paulo Azevedo, de "Podia acabar o Mundo", que nasceu sem mãos e sem pernas, é o convidado mais mediático de "Salvador". Uma corrida no Autódromo do Estoril ao volante de um Caterham é o desafio proposto, no quarto episódio.
"É uma afirmação de um milhão de pessoas que têm deficiência e que pouco ou nada se vêem. Todos nós temos limitações. As pessoas com deficiência, desde que os locais estejam bem preparados, podem contribuir para o país como as outras", frisou Salvador Mendes de Almeida.
O problema da falta de acessibilidades estará sempre "subjacente" nas emissões, mas não será o tema dominante, conforme explicou Mafalda Mendes de Almeida, directora da Mandala que produz o programa.
"Tivemos logo consciência de que não se tratava de um projecto fácil. O tema, a diferença, tinha de ser tratado com grande dignidade mas, ao mesmo tempo, tinha de ser dinâmico e empolgante", sublinhou a responsável que é tia de Salvador.
José Fragoso, director de Programas da RTP1, considera que o programa "enriquece de uma forma gigantesca" a grelha do canal, sendo "absolutamente obrigatório vê-lo". Por isso não lhe foi difícil a aprovação da proposta, que não demorou mais de cinco minutos. O responsável revelou que é intenção da RTP1 exibir uma segunda série de programas e que o formato foi concebido com intenção de haver "futuras edições" .
Oportunidade alargada a cinquenta candidatos
No site do programa, que é hoje colocado online, estão disponíveis 50 experiências para pessoas com mobilidade reduzida. Os interessados podem candidatar-se e a selecção é depois feita pela Associação Salvador.
Este espaço da Internet também servirá para a troca de informações entre espectadores. "Detectámos que havia pessoas que não tinham conhecimento de coisas que existiam, como praias onde há uma cadeira chamada tiraló que leva as pessoas ao mar; rampas especiais que se podem montar; ou cadeiras (de rodas) que se levantam...", disse Mafalda Mendes de Almeida. O site irá também recolher as inscrições para um casting onde se vai escolher os participantes dos novos programas.
À margem da apresentação, Salvador Mendes de Almeida lembrou que até 18 de Novembro estão abertas as inscrições para a "Acção Qualidade de Vida". A associação tem 50 mil euros para distribuir por pessoas com escassez de meios que precisem de apoios para melhorar o seu dia-a-dia no que diz respeito à mobilidade.

Sem comentários: