sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Odemira: Aldeia Solar com protótipos tecnológicos testada em monte no interior do Alentejo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10241867.html
Odemira, Beja, 16 Out (Lusa) - Uma Aldeia Solar experimental construída em pleno Alentejo, com protótipos alimentados pelo calor do Sol, projectada para a auto-suficiência energética de 50 pessoas, vai ser testada durante um ano por uma comunidade de pesquisa para a Paz.
Quem avança alguns quilómetros por uma estrada de terra batida, próxima de Colos (Odemira), depois de passar por dezenas de sobreiros e de ovelhas a pastar, está longe de imaginar que, um pouco mais à frente, numa propriedade com mais de 150 hectares, por entre hortas e casas de taipa dispersas, encontra o campo de testes de uma Aldeia Solar.
O projecto é da comunidade de Tamera, instalada no Monte Cerro, próximo de Colos, que quer provar que, sem recorrer a combustíveis fósseis ou poluentes, é perfeitamente possível bombear água, produzir e cozinhar alimentos, aquecer e iluminar as casas.
.
.
Odemira: Comunidade instalada no Alentejo procura modelo social para "futuro sem guerra"
Odemira, Beja, 16 Out (Lusa) - Mecânicos, arquitectos, veterinários e jornalistas estão entre os habitantes, de várias nacionalidades, que formam a comunidade de Tamera, instalada numa herdade no interior do concelho alentejano de Odemira e que procura um futuro sem guerra.
A Tamera é um Centro de Pesquisa para a Paz, fundada em 1995, numa propriedade de 150 hectares próxima de Colos, onde vivem e estudam aproximadamente 160 pessoas, umas em regime de permanência e outras temporariamente.
Neste Centro de Pesquisa, são desenvolvidos projectos de estudo nas áreas social, política, tecnológica, ecológica e ainda arquitectónica, entendidos como sendo parte de um todo, cujo principal objectivo é "educar para a Paz".

Sem comentários: