quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Salvar a economia Portuguesa custaria 30 000 milhões à UE

Económico 2010.02.25
Pedro Latoeiro
Uma eventual intervenção europeia para restaurar a confiança na economia portuguesa custaria cerca de 30 mil milhões de euros, segundo uma estimativa BNP Paribas.
As previsões dos analistas do banco francês são citadas num artigo do "The Wall Street Journal" sobre Espanha que, com a crise no mercado imobiliário e o desemprego perto de 20%, é apontada como o próximo problema para resolver na zona euro.
Um problema, escreve o jornal, de solução bastante mais difícil que a Grécia, dado que a economia espanhola é a quarta mais influente na zona euro.
"Alemanha e França, os pesos-pesados da zona euro, prometeram ajudar a Grécia se necessário. No entanto, qualquer resgate a Espanha - cuja economia quase duplica o valor combinado dos outros parceiros europeus com problemas (Grécia, Portugal e Irlanda) - sairia bem mais caro", lê-se no artigo.
Para sustentar este argumento, o WSJ cita uma análise do BNP Paribas onde é estimado o custo de ajudar cada um destes países que enfrentam graves problemas orçamentais e, na análise de alguns economistas, ameaçam a sustentabilidade da zona euro.
(...)
Ler o artigo completo em:

Sem comentários: