domingo, 7 de fevereiro de 2010

Conferência de Munique: Rasmussen propõe NATO como plataforma para a segurança mundial

Munique, Alemanha, 07 fev (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, propôs hoje em Munique uma mudança profunda da Aliança Atlântica, organização militar nascida da Guerra Fria, tendo em vista a atual situação de segurança mundial.
"Devemos operar uma transformação da NATO para esta nova fase, vinculando a Aliança ao sistema internacional de segurança de forma completamente nova", declarou o dirigente ao discursar na 46ª Conferência sobre a Segurança.
Rasmussen, em funções desde agosto de 2009, anunciou no seu primeiro grande discurso sobre a sua visão da NATO três pontos fundamentais.
"Numa época de insegurança mundial, a defesa do nosso território, que constitui a missão original da NATO desde a sua criação em 1949, deve ser estendida para além das nossas fronteiras", disse o secretário-geral, apontando em segundo lugar que "o sucesso na preservação da segurança comum depende cada vez mais da boa cooperação" com terceiros.
"Em terceiro lugar, a NATO deve tornar-se um fórum para consultas sobre as questões de segurança à escala mundial", afirmou o chefe da Aliança.
(...)
Artigo completo em:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10642449.html

Sem comentários: