quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cabanas de Viriato: Fundação Aristides de Sousa Mendes desafia arquitetos a fazerem projeto para casa do cônsul

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10630940.html
Viseu, 04 fev (Lusa) - A Fundação Aristides de Sousa Mendes vai desafiar arquitetos a fazerem um projeto de recuperação da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, onde o cônsul viveu e chegou a receber dezenas de refugiados.
Era na casa de Cabanas de Viriato que o cônsul - que em Bordéus (França) salvou milhares de refugiados do Holocausto - costumava passar férias na companhia dos 14 filhos e da primeira esposa, Angelina, tendo aí também vivido alguns anos antes da sua morte com a segunda mulher, a francesa Andrée Cibial.
Depois de mais uma época de chuvas, a casa encontra-se em risco de ruir e os buracos cada vez maiores no telhado e nas paredes tornam mais difícil perceber como seria no tempo em que era chamada de "palácio".
"Está muito degradada, quase que é até um milagre ela manter-se em pé, porque o telhado está em completa ruína. Pensávamos que já este inverno cairia", afirmou à agência Lusa Luís Fidalgo, administrador da Fundação.
Contou que, ainda há menos de um ano, o então ministro da Cultura António Pinto Ribeiro e o embaixador de Israel em Portugal visitaram a casa (classificada Monumento Nacional em 2005) e se mostraram impressionados com o seu estado.
(...)

Sem comentários: