terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CIDADANIA LX: "CATÁSTROFE ANUNCIADA"

CIDADANIA LX: "CATÁSTROFE ANUNCIADA"
.
Comentário:
O projecto da Baixa Pombalina foi, à data, um exemplo de bem-fazer e uma novidade para todo o mundo.
Nasceu num berço de vítimas e de destruição provocados por um sismo brutal.
Agora, os nossos governantes, já nascidos em berço de ouro, num período de vacas gordas, não se dão sequer ao trabalho de tentar entender os objectivos, nem os meandros, desse plano: -Defender as pessoas e bens; motivar o desenvolvimento económico e a ordem social.
Havia aqui uma valorização colectiva que antecedia a vaidade e o egoísmo individual.

Agora os valores inverteram-se:
Importa apenas MOSTRAR grandeza e importância; não é preciso fazer bem.

Exemplos?...
Nem se deram ao trabalho de entender que o plano da baixa pombalina projectou uma "PRAÇA DO COMÉRCIO", com uma intencionalidade e uma vivência social resultante de uma cidade com vida própria.
Estão lá a recriar um "Terreiro do Paço" anterior a esse brilhante plano, que vão transformar num palco de vaidades... para "Inglês ver", tirar umas fotos, e uns eventos pontuais que vão dar uns cobres aos intervenientes directos. E não mais que isso!
Outro exemplo: Vão fazer um mastodonte gastador para Museu dos coches, quando neste período toda a verdadeira elite arquitectónica mundial se preocupa em apresentar modelos vários de eficiência energética e ambiental!!!

E agora, que todos vimos o que aconteceu no Haiti, em termos idênticos aquilo que passaram os nossos antepassados nos vários terramotos em Lisboa, e quando sabemos que, mais dia, menos dia, voltamos a passar pelo mesmo, permitimos que os nossos governantes continuem neste desvario??? Quando temos o exemplo prático e as soluções, no NOSSO plano da Baixa Pombalina??? Onde, ainda por cima, estamos a "estourar" com a robustez daquelas estruturas, com a escala dos edifícios, com os níveis freáticos constantes que tornavam estáveis as fundações...
Tenho para mim que há aí uns artistas cismados em enfiar um parque subterrâneo na Praça do Comércio (não deixaram lá pôr árvores!) - isto acaba de vez com a robustez das fundações em toda a envolvente!!!

Nem os nossos governantes, nem a legislação que produzem nesta área (e que está em vigor), motiva o menor dos cuidados. Deixou-se à mercê dos especuladores económicos acabar com a resistência do actual e do futuro edificado, justificando-se com um "termo de responsabilidade" de um técnico autor, muitas vezes empregado de um empreiteiro, que por sua vez faz o que o especulador determina...

Até parece anedota...

Sem mais comentários - temos isto assim porque queremos... e um dia destes... "o céu cai-nos em cima da cabeça"...

Ferreira arq.

Sem comentários: